Foto: acervo
O Sicoob, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de cooperados, está entre as 100 empresas listadas na edição 2025 do Anuário Integridade ESG como líderes em práticas de ESG no Brasil, termo inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). No ranking geral, a instituição conquistou a 26ª posição, figurando entre as 30 melhores do país.
A sigla ESG refere-se a um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho de uma empresa em relação à sustentabilidade e à responsabilidade corporativa, como explica o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Arenito, Waldir Campana. “Empresas que adotam práticas ESG demonstram um compromisso com a minimização do impacto ambiental, com a construção de um mundo mais justo e responsável, e com a manutenção de processos de administração éticos e transparentes”, define Campana.
O Sicoob tem atuado de forma consistente para gerar valor nos territórios onde está presente, unindo soluções financeiras ao incentivo de iniciativas sociais, ambientais e em defesa do clima. “A instituição investe em programas de educação financeira, inclusão produtiva e apoio a projetos de impacto local, ao mesmo tempo em que adota boas práticas administrativas voltadas à sustentabilidade e a mensuração de emissões de gases de efeito estufa. Esse conjunto de ações amplia a nossa contribuição para o desenvolvimento sustentável dos territórios e reforça o nosso compromisso com uma atuação que vai além da intermediação financeira”, explica Campana.
Ele comenta que estar entre as principais referências em ESG do país confirma a capacidade do cooperativismo de gerar valor sustentável para as comunidades onde atua. “No Sicoob, práticas sociais, ambientais – incluindo ações em defesa do clima – e de governança não são um complemento, mas parte da nossa essência, que orienta decisões e permite fortalecer vínculos de confiança com a sociedade”, afirma.
O reconhecimento também reflete a capilaridade do Sistema, presente em mais de 400 municípios como única instituição financeira no conceito de “agência”. Essa proximidade com a realidade local amplia o impacto das iniciativas promovidas pelo Instituto Sicoob, que em 2024 beneficiaram mais de 4,4 milhões de pessoas em todo o país. “Nosso diferencial está em transformar presença local em impacto sistêmico. A rede de proximidade do Sicoob permite levar soluções financeiras, educação e apoio social a milhões de brasileiros, consolidando a marca como referência em responsabilidade e contribuição para o desenvolvimento sustentável do país”, complementa Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob.
Em 2024, mais de 4,4 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas do Instituto Sicoob, por meio de ações de educação financeira, voluntariado e campanhas de impacto social. Desse total, cerca de 3 milhões de pessoas foram alcançadas pelos programas institucionais, enquanto outras 1,4 milhão foram impactadas por campanhas sistêmicas e emergenciais, realizadas em mais de 2,4 mil municípios.
Além disso, 14,4 milhões de pessoas foram alcançadas pelas ações de comunicação promovidas em iniciativas como a Global Money Week, a Semana Nacional de Educação Financeira, a Semana do Cooperativismo e a Semana Mundial do Investidor.
O Anuário Integridade ESG 2025 é uma publicação que reúne as principais iniciativas de ESG adotadas pelas maiores empresas brasileiras. A edição de 2025 apresenta um levantamento criterioso das práticas que promovem impacto positivo em três áreas principais: meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa. As empresas selecionadas são aquelas que demonstram alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e que se destacam em suas práticas de transparência e compromisso social.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais