Foto: Assessoria PMU
Uma equipe da Secretaria de Educação de Umuarama participou do Seminário de Práticas da Educação (Sempre) dia 11 de setembro, com o tema “Semeando práticas para colher conhecimento”. O evento, realizado pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM) do Núcleo Regional de Educação (NRE), reuniu gestores, professores e equipes pedagógicas de toda a região.
Dedicado à troca de experiências, reflexão e fortalecimento da alfabetização e da aprendizagem dos estudantes, o evento teve palestras, relatos de experiências e apresentações de práticas pedagógicas que valorizam o protagonismo dos profissionais da educação e apontam caminhos inovadores para superar desafios do cotidiano escolar.
Thaís Serafim abriu o debate com o tema “Saúde mental e desenvolvimento infantil: desafios e caminhos para elevar a aprendizagem”. Os participantes conheceram práticas de gestão e de sala de aula, como a experiência da secretária de Educação de Pérola, Maria Sônia Celini, que abordou a defasagem na aprendizagem dos alunos dos 2º e 5º anos e práticas voltadas ao ensino de matemática, frações e análise de resultados escolares.
A professora Fernanda Rubias conduziu a palestra “Alfabetização em Foco: pré-requisitos, desafios e soluções para o sucesso escolar”, seguida de relatos de professoras e diversas apresentações que trouxeram metodologias diferenciadas, como o uso da literatura, jogos e avaliação diagnóstica.
Três professores da Rede Municipal de Umuarama apresentaram práticas pedagógicas de sucesso em suas escolas: Maria Izabel Pontes Laghi (‘Explorando o espaço com a matemática: coordenadas e localização no plano cartesiano’), da Escola Senador Souza Naves; Jôze de Souza Bahia Martins (‘Jogo Batalha Naval’), da Escola Manuel Bandeira; e Rodrigo Orlando Gomes de Oliveira (‘Gênero Textual Entrevista’), também da Escola Manuel Bandeira.
“Essas experiências mostraram como a criatividade e a inovação no planejamento didático podem tornar o processo de aprendizagem mais significativo para os estudantes”, destacou a secretária de Educação de Umuarama, Letícia Labiak Pereira.
Segundo os organizadores, o seminário cumpriu seu papel de semear práticas, compartilhar saberes e inspirar educadores, em prol de uma rede cada vez mais integrada e comprometida com o sucesso dos alunos. “Este encontro nos inspira porque reafirma a importância do diálogo e da troca de experiências entre os profissionais da educação, sempre com o olhar voltado para a gestão escolar e a alfabetização, pilares fundamentais do nosso trabalho”, completou a secretária.
Leia também: Alunos de Umuarama se classificam na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais