Sem categoria

Operação Mata Atlântica em Pé começa hoje no Paraná e em 16 estados

A Operação Mata Atlântica em Pé começou nesta segunda-feira (15) em 17 estados brasileiros. Trata-se da oitava edição da maior iniciativa nacional de combate ao desmatamento ilegal da Mata Atlântica, conduzida pelos Ministérios Públicos de áreas que possuem cobertura do bioma. No Paraná, a ação conta com apoio do Instituto Água e Terra (IAT), do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde e da Superintendência do Ibama.

Até o dia 25 de setembro, equipes farão fiscalizações presenciais e remotas para identificar áreas com desmatamento ilegal. Serão contabilizados alertas de supressão de vegetação, extensão total em hectares, além das multas administrativas aplicadas e áreas embargadas.

A coordenação nacional da Operação Mata Atlântica em Pé é conduzida pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O balanço desta edição será divulgado em 26 de setembro, com apresentação on-line a partir das 9h.

A operação ocorre simultaneamente nos estados do Paraná, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Em 2024, a Operação Mata Atlântica identificou 19,5 mil hectares desmatados ilegalmente, o equivalente a 27 mil campos de futebol. Foram registrados 1.635 alertas e aplicados R$ 143,1 milhões em multas, o maior valor desde o início da iniciativa. Houve ainda crescimento de 9% no monitoramento de áreas desmatadas e 16% no número de propriedades fiscalizadas em relação a 2023.

O trabalho conjunto utiliza o sistema Mapbiomas Alerta e o Atlas da Fundação SOS Mata Atlântica para levantamento das áreas atingidas. A fiscalização inclui identificação de responsáveis, verificação de licenças ambientais, lavratura de autos de infração e embargo, além da adoção de medidas para reparação dos danos ambientais e climáticos.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

3 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

3 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

4 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

4 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

5 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais