Umuarama

Pedido de vistas adia decisão do TRE sobre recurso que tenta manter Lucas Grau no cargo

Um pedido de vista feito pelo desembargador Luiz Osorio Moraes Panza, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), suspendeu nesta quarta-feira (10) o julgamento do recurso do partido Novo que tenta manter o vereador Lucas Grau (Novo) no cargo. A análise será retomada em 22 de setembro.

O caso chegou ao TRE após decisão da Justiça Eleitoral de Umuarama cassar o mandato de Grau. A ação foi movida pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), que acusou o Novo de lançar uma candidatura fictícia para preencher a cota de 30% de mulheres exigida pela legislação eleitoral.

Na sessão, a relatora do recurso, desembargadora eleitoral Tatiane de Cassia Viese, elogiou a decisão de primeira instância, mas divergiu da tese de fraude. Para ela, as provas apresentadas não sustentam a ideia de uma candidatura laranja.

“O fato de a candidata ter votado e obtido votos, mesmo que poucos e dispersos, introduz ambiguidade no quadro probatório, afastando uma ideia de uma candidatura totalmente fictícia”, afirmou.

A defesa do Novo e os autores da ação apresentaram seus argumentos antes do pedido de vista. O colegiado avaliava recurso apresentado por Grau, pela candidata Juliana Clara Mônico e pelo próprio partido contra a decisão da juíza eleitoral Sandra Lustoza, da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, além de manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral de Curitiba, que também opinou pela cassação.

Segundo a sentença de primeira instância, Juliana Clara Mônico não fez campanha, limitando-se a atuar como figura simbólica para preencher a cota de gênero. Para a acusação, essa conduta configuraria fraude eleitoral.

O adiamento mantém a incerteza sobre o futuro político de Grau, que segue no cargo até a conclusão do julgamento no tribunal. OBemdito acompanhou a sessão de julgamento, que pode ser vista na íntegra no vídeo disponível no início da matéria.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

19 minutos ago

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

48 minutos ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

1 hora ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

2 horas ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

2 horas ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais