Paraná

Paranaense preso por tráfico na Tailândia recebe perdão real

O jovem paranaense Jordi Vilsinski Beffa, preso em 2022 por tráfico de drogas ao desembarcar no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, com 6,5 kg de cocaína, recebeu finalmente o perdão real do monarca do país e terá sua pena reduzida. Ele, que é natural de Apucarana, no Norte do Paraná, havia sido sentenciado anteriormente a sete anos de prisão.

A decisão foi comunicada ao advogado do parananse, Pedrônio Cardoso, através da Embaixada do Brasil em Bankok. Com o perdão real, Jordi deve cumprir mais um ano e cinco meses de pena.

“O perdão real é concedido pelo rei da Tailândia. Guardadas as peculiaridades de cada país, pode-se dizer que equivale ao indulto natalino praticado no Brasil”, disse Cardoso.

Dentro do que motivou o perdão do rei Maha Vajiralongkorn, está o bom comportamento de Jordi durante o cumprimento da pena, assim como sua disponibilidade para trabalhos internos.

O caso gerou bastante comoção na época, pois, segundo a legislação do país, há possibilidade de punição com a morte para tráfico de drogas no país, dependendo do tipo e quantidade de droga.

Após o cumprimento do restante da pena, Jordi estará livre para retornar ao Brasil.

Relembre o caso

O jovem Jordi Vilsinski Beffa, na época com 24 anos, trabalhava com carteira assinada como operador de máquinas em uma fábrica têxtil e pediu demissão 3 dias antes da viagem a Tailândia onde ele foi preso, em fevereiro de 2022, após ser flagrado transportando 6,5 kg de cocaína em malas de viagem. Jordi foi sentenciado a 7 anos e 6 meses de prisão, em agosto do mesmo ano. 

Outros dois brasileiros, Ricardo de Almeida da Rosa, de 26 anos, e Mary Hellen Coelho da Silva, de 21 anos, foram presos transportando a soma de 15,5kg. Os dois foram condenados a 9 anos e 6 meses de prisão. 

(Com informações Banda B)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Aliado de primeira hora, Pedro Coelho sai fortalecido com vitória de Moro

A eleição de Sérgio Moro (PL) para o Governo do Paraná no primeiro turno fortalece…

1 hora ago

Câmara aprova projeto de gestão climática e prevenção de desastres em Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama realizou duas sessões na tarde desta segunda-feira (5), sendo uma…

2 horas ago

Morador de Serra dos Dourados diz ter sido agredido por 3 homens durante a noite

Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…

2 horas ago

Simepar prevê que Umuarama pode ter chuva por 14 dias; temperatura chega a 29ºC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…

2 horas ago

Umuarama: Homem agride mulher após ela alterar senha do wi-fi no Jardim Cruzeiro

A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…

3 horas ago

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais