Foto: ASC/UEM
Na próxima quarta-feira (10), às 19h30, no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama, a Diretoria de Cultura da UEM (DCU) apresenta o espetáculo “Coro dos Maus Alunos”, organizado pelo projeto de extensão Entre a Escola no Teatro e Teatro na Escola (ETTE).
A encenação surge como um processo de escuta e invenção coletiva de estudantes da Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ativando o palco como espaço de elaboração política, poética e pedagógica. Em uma cena que não busca ensinar, mas escancarar dúvidas, cada fala, cada gesto, cada silêncio é um convite: a escola que emerge aqui não é a da obediência, mas a do confronto, do risco, da escuta. Um espaço em que ninguém sai ileso — e talvez, por isso mesmo, um espaço de possibilidade. A classificação indicativa é de 14 anos.
Em Coro dos Maus Alunos, do dramaturgo português Tiago Rodrigues, acompanhamos a chegada de um novo professor de Filosofia a uma escola pública. De espírito inquieto, ele propõe aos estudantes um exercício provocativo: insultá-lo em sala de aula. O gesto, inicialmente recebido com estranhamento, abre caminho para uma série de conflitos, rupturas e descobertas que ultrapassam os limites da aula e contaminam toda a estrutura escolar. Ao revisitar o espaço da escola como campo de disputa simbólica, o espetáculo tensiona os lugares de poder, as narrativas sobre autoridade, os discursos pedagógicos normativos e a performatividade das juventudes.
Para acompanhar as programações que integram o Gira Cultura UEM, acesse o perfil da Diretoria de Cultura (@dcu.uem).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais