Paraná

Governo do Paraná autoriza criação de seis novos cursos em universidades estaduais

O governo do Paraná autorizou a criação de seis novos cursos de graduação em universidades estaduais, que começam a funcionar em 2026. As vagas serão preenchidas por meio de vestibulares que já estão com inscrições abertas.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ofertará três novas graduações: Psicologia, em Foz do Iguaçu, com 30 vagas; Filosofia, em Toledo, com 15 vagas; e Química Industrial, também em Toledo, com 30 vagas. Além disso, o curso de Geografia será transferido do campus de Marechal Cândido Rondon para Cascavel, com 40 vagas no período noturno. As inscrições vão até 10 de novembro.

Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), serão abertas turmas em Coronel Vivida: duas de Pedagogia e uma de História, todas no período noturno, com 20 vagas cada.

Já a Universidade Estadual de Maringá (UEM) terá, em 2026, o curso de Nutrição no campus sede, em Maringá, com 40 vagas anuais no turno da noite. Os interessados podem se inscrever até 22 de setembro no Vestibular de Verão 2025.

“A criação desses cursos responde a demandas sociais e econômicas importantes, fortalecendo a presença das universidades no Paraná e ampliando as oportunidades para jovens e profissionais”, afirmou o reitor da Unioeste e presidente da Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), Alexandre Webber.

De acordo com o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a abertura de Nutrição atende a uma demanda crescente por profissionais capacitados a atuar em saúde pública, indústria de alimentos, nutrição esportiva e clínica.

As medidas seguem diretrizes da Lei Geral das Universidades (LGU), sancionada em 2021, que regulamenta a criação de cursos e vagas sem aumento de despesas para o Estado.

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais