Umuarama

Projeto ambiental Mais Sombra promove plantio de oliveiras na praça da Catedral

O relançamento do Projeto ambiental Mais Sombra promoveu o plantio de dezenas de mudas de oliveiras na Praça Papa Paulo VI, na última quinta-feira (4). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal é responsável pela iniciativa.

O plantio na praça da Catedral contou com a presença do prefeito Fernando Scanavaca e do Bispo Diocesano Dom João Mamede Filho, vereadores e demais autoridades. Mais de 20 alunos do 4º do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Sebastião de Matos, auxiliaram no plantio. A equipe técnica do Meio Ambiente do município supervisionou a atividade.

De acordo com a secretaria, a opção do projeto ambiental pelas oliveiras se deve ao simbolismo da praça. O logradouro fica na frente da Catedral do Divino Espírito Santo, homenageia um papa e remete ao cristianismo.

Além de ser mencionada em várias partes das escrituras sagradas, a oliveira também representa a paz e a sabedoria. Além disso, está ligada à manifestação de Deus entre os homens desde o início da era cristã.

O secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi, comentou sobre a atividade. “Nós plantamos 34 oliveiras e as crianças nos auxiliaram. Dessa forma, reforçamos a importância da arborização especialmente neste mês de setembro, considerado o mês da árvore”, lembrou.

Projeto ambiental com novo formato

Para ser relançado, o projeto ambiental Mais Sombra foi modernizado e mudou seu formato. “Dentre outros detalhes técnicos, agora o cidadão solicita a muda para sua calçada. Posteriormente, a Prefeitura realiza o plantio e o tutoramento, dentro dos parâmetros da arborização urbana”, completou o secretário.

O prefeito agradeceu a presença das autoridades, destacou o envolvimento das crianças e a importância da educação ambiental nas escolas municipais. Scanavaca também determinou o plantio nos próximos dias de três mudas de oliveiras em cada unidade educacional de Umuarama.

Também participaram do plantio das oliveiras, ainda, a secretária municipal da Educação, Letícia Labiak Pereira, representantes do Instituto Água e Terra (IAT), Conselho Municipal do Meio Ambiente e Polícia Ambiental – Força Verde, o padre Luiz Cezar Bento, pároco da Catedral, o presidente da Câmara, Luiz Antonio Caviquioli e os vereadores Ednei do Esporte, Enfermeira Rosângela, Jabá da Carroceria e Newton Soares.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais