Foto: Assessoria PMU
Equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciaram recentemente a poda de formação em árvores de pequeno e médio porte em Umuarama. O serviço é realizado principalmente em loteamentos novos, geralmente em terrenos ainda sem construções, onde as plantas cresciam de forma irregular. Estima-se que cerca de 10 mil árvores estejam nesta situação.
“O trabalho é feito com muito critério. Desde que foram plantadas, as mudas não receberam acompanhamento, por isso o crescimento foi desordenado”, explica o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi.
A poda de formação, que elimina galhos baixos, direciona o crescimento da planta, garantindo o desenvolvimento conforme o plano municipal de arborização. Apesar do atraso no início do serviço, o procedimento pode aparentar uma poda drástica. “A intenção é conduzir o crescimento e assegurar uma planta saudável, adequada aos fins urbanísticos”, acrescenta Marconi.
Com o manejo correto, a árvore ocupa seu espaço sem prejudicar a circulação de pessoas e ainda beneficia o meio ambiente. Quando os imóveis estão ocupados, os próprios moradores realizam podas especializadas. O desafio ocorre em terrenos sem construções, onde a Prefeitura precisa intervir diretamente.
Umuarama possui mais de 120 mil árvores, predominando sibipirunas, oitis e ipês. Recentemente, foram incorporadas espécies menores, como ipês, árvores samambaia, quaresmeiras e brinco de índio. A cidade se destaca nacionalmente pela cobertura verde, resultado de décadas de plantio e manejo urbano, aliado ao engajamento da população no cuidado das árvores.
O cenário deve melhorar ainda mais com a retomada do plantio de mudas em calçadas, praças e canteiros centrais. Por determinação do prefeito Fernando Scanavaca, o programa Mais Sobra foi reestruturado com atuação técnica para garantir o sucesso das ações.
Leia também: Viaduto da PRC-272 em Iporã deve ser inaugurado nos próximos dias
(OBemdito com infomações Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais