Umuarama

Árvores de loteamentos novos em Umuarama recebem poda para desenvolvimento saudável

Equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciaram recentemente a poda de formação em árvores de pequeno e médio porte em Umuarama. O serviço é realizado principalmente em loteamentos novos, geralmente em terrenos ainda sem construções, onde as plantas cresciam de forma irregular. Estima-se que cerca de 10 mil árvores estejam nesta situação.

“O trabalho é feito com muito critério. Desde que foram plantadas, as mudas não receberam acompanhamento, por isso o crescimento foi desordenado”, explica o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi.

A poda de formação, que elimina galhos baixos, direciona o crescimento da planta, garantindo o desenvolvimento conforme o plano municipal de arborização. Apesar do atraso no início do serviço, o procedimento pode aparentar uma poda drástica. “A intenção é conduzir o crescimento e assegurar uma planta saudável, adequada aos fins urbanísticos”, acrescenta Marconi.

Com o manejo correto, a árvore ocupa seu espaço sem prejudicar a circulação de pessoas e ainda beneficia o meio ambiente. Quando os imóveis estão ocupados, os próprios moradores realizam podas especializadas. O desafio ocorre em terrenos sem construções, onde a Prefeitura precisa intervir diretamente.

Umuarama possui mais de 120 mil árvores, predominando sibipirunas, oitis e ipês. Recentemente, foram incorporadas espécies menores, como ipês, árvores samambaia, quaresmeiras e brinco de índio. A cidade se destaca nacionalmente pela cobertura verde, resultado de décadas de plantio e manejo urbano, aliado ao engajamento da população no cuidado das árvores.

O cenário deve melhorar ainda mais com a retomada do plantio de mudas em calçadas, praças e canteiros centrais. Por determinação do prefeito Fernando Scanavaca, o programa Mais Sobra foi reestruturado com atuação técnica para garantir o sucesso das ações.

Leia também: Viaduto da PRC-272 em Iporã deve ser inaugurado nos próximos dias

(OBemdito com infomações Assessoria PMU)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

23 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

48 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais