O deputado estadual Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Foto: arquivo pessoal)
Por onde passa, o deputado estadual Alexandre Curi (Republicanos) tem sido incentivado a disputar a sucessão do governador Ratinho Junior. Curi mantém excelente relação com prefeitos do interior, que demonstram confiança na força política do parlamentar para enfrentar o senador Sérgio Moro, líder em todas as pesquisas até aqui.
As últimas notícias animam ainda mais o grupo de Curi. Um recorte do levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (2), mostra que, na Região Metropolitana de Curitiba, o presidente da Assembleia Legislativa aparece como o nome preferido para dar continuidade ao trabalho de Ratinho Junior (PSD).
Na pesquisa estimulada, Curi somou 38,2% das intenções, bem à frente do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva (11%), do vice-governador Darci Piana (8,8%) e do secretário da Fazenda, Norberto Ortigara (3,4%).
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, não foi incluído na lista. Com ironia, comentou o “esquecimento” nas redes sociais. O levantamento ouviu 1.005 eleitores da capital e de 28 municípios vizinhos, com margem de confiança de 95%.
Apesar da pressão, Curi insiste que só deve se manifestar oficialmente sobre 2026 no início do próximo ano, em decisão que, segundo ele, será coletiva. Próximo de Ratinho Junior, o deputado mantém trânsito com os principais aliados do governador.
Correligionários acreditam que uma campanha bem articulada, destacando sua trajetória e realizações no Paraná, será suficiente para reduzir a vantagem de Moro (União Brasil), que ainda lidera todos os cenários. Mas o apoio de Ratinho Junior é inquestionável para o sucesso da investida.
Na pesquisa Quaest, divulgada em 22 de agosto, Moro aparece com 38% das intenções de voto em todo o Paraná, 30 pontos à frente de Paulo Eduardo Martins (Novo), com 8%, empatado tecnicamente com Enio Verri (PT), presidente de Itaipu, que marcou 7%, e com Guto Silva, com 6%. O levantamento ouviu 1.104 eleitores em 52 cidades entre 13 e 17 de agosto.
Outro nome que vem ganhando destaque é o deputado estadual Requião Filho (PDT), que aparece bem posicionado em Curitiba, chegando à vice-liderança em alguns cenários.
Aliados de Alexandre Curi reconhecem que ele ainda precisa ampliar sua capilaridade e consolidar sua imagem como potencial candidato ao governo, já que não possui a projeção nacional de Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato. A aposta, no entanto, é de que Moro não consiga sustentar seus números sem apoio consistente no interior paranaense.
O jogo está apenas começando. E, até 2026, muita água ainda vai rolar.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais