Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Catedral de Umuarama é um grande símbolo religioso e tem um cemitério vertical com mais de mil espaços disponíveis para sepultamento. O cemitério fica no subsolo da Catedral do Divino Espírito Santo e recebe restos mortais há mais 30 anos.
Em Umuarama muitas pessoas desconhecem essa informação. O acesso ao local fica ao lado das escadarias da Igreja. No espaço também se encontra a Cripta – uma construção subterrânea, geralmente feita de pedra ou escavada no subsolo. O local é reservado para sepultamento de bispos.
O cemitério da Catedral conta com 1.217 lóculos – compartimentos, semelhantes a gavetas onde os corpos são sepultados e devidamente lacrados. Neste local, encontra-se 47 pessoas sepultadas.
“Qualquer pessoa que queira pode adquirir um espaço para sepultamento dentro da Igreja. Para isso, basta procurar a Secretaria Paroquial ao lado da Catedral”, disse Cybele de Oliveira – auxiliar administrativo e financeiro da Catedral do Divino Espírito Santo.
O espaço é muito especial para a Igreja, isto porque, religiosos estão sepultados no cemitério da catedral. São 15 gavetas disponíveis para padres, diáconos, freis e freiras. “Hoje 12 estão ocupadas por padres e diáconos. Esse local passou ser exclusivo para os religiosos”, lembrou.
Entre os padres sepultados estão, Padre Manoel José Soares (foi por anos Pároco na Catedral), Padre Roque Basso e o Padre José Carlos Parra Pires (ele morreu em 1990, vítima de um acidente de carro). Desde então, fiéis relatam milagres atribuídos à sua intercessão. O processo de canonização tramita no Vaticano.
O cemitério da Catedral tornou-se mais conhecido e mais visitado por conta do sepultamento do Pe. José Carlos Parra Pires. Toda semana fieis vão até o espaço para rezar o terço e clamam a intercessão do religioso às suas vidas.
Visitação
Na terça-feira (2), o Cemitério da Catedral ficará aberto durante todo o dia para visitação. O acesso fica ao lado das escadarias, a pessoa entra, conhece a Cripta e depois desce ao cemitério vertical.
Qualquer pessoa que queira visitar o espaço dentro da igreja pode procurar a secretaria da Catedral durante a semana. A equipe da Paróquia faz o acompanhamento para visitação. “Aqui não fica aberto o tempo todo devido a segurança. Mas, os interessados em visitar e conhecer pode nos procurar que vamos acompanhar no percurso”, observou.
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
Este site utiliza cookies
Saiba mais