Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama, em parceria com a Itaipu Binacional, oficializou nesta segunda-feira (1º) a entrega da modernização do parque de radioterapia da unidade. O investimento, de aproximadamente R$ 4 milhões, atualizou softwares e sistemas do principal equipamento de radioterapia, elevando o nível tecnológico da cidade ao mesmo padrão já existente em Cascavel, no oeste do Paraná.
A partir das melhorias, o aparelho passa a operar com ferramentas de inteligência artificial e radioterapia volumétrica. A tecnologia garante maior precisão nos procedimentos, o que reduz sequelas nos pacientes e aumenta a eficácia no combate a diferentes tipos de tumores e cânceres.
De acordo com a Uopeccan, o avanço tecnológico tem refletido também no aumento da capacidade de atendimento. O número de pacientes passou de 33 em 2019 para cerca de 70 em 2025. Para o diretor do Conselho Superior da instituição, Ciro Creus, a modernização representa um salto de qualidade.
“Ele melhora o aparelho original, é menos moroso que antes e mais produtivo. O paciente ganha no tempo de tratamento, na cura e no resultado final, além de permitir atender mais pessoas”, afirmou.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a relevância regional do investimento. “Estamos falando de 110 municípios atendidos pela Uopeccan. O equipamento eleva a qualidade do trabalho e o impacto na vida das pessoas é extraordinário”, disse.
Já o deputado federal Zeca Dirceu ressaltou a importância social do projeto. “Todo investimento fortalece as estruturas de saúde. No caso do câncer, o ganho é ainda maior, pois a precisão do tratamento evita sequelas e reduz a necessidade de deslocamentos para outros hospitais”, declarou.
A Uopeccan atende pacientes de mais de 110 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. A cerimônia de entrega contou com a presença de prefeitos da região da Amerios, fundadores do hospital, diretores e reitores de instituições de ensino, além de médicos, técnicos e alunos do curso de medicina da Unipar.
Leia também: Umuarama inicia setembro com calor de 34 °C e alerta de tempestade
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais