Foto ilustrativa: Arquivo PMU
Umuarama conta com um projeto de castração de animais que está possibilitando cerca de 200 procedimentos mensais. A iniciativa acontece através de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, e a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau).
O prefeito Fernando Scanavaca recebeu a presidente da entidade, Ana Polaquini, para uma reunião na última sexta-feira (22). O encontro também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Cláudio Marconi. Na oportunidade, Scanavaca elogiou o desenvolvimento do projeto.
Com a iniciativa, em curso há cerca de 50 dias, o município e a entidade realizam cerca de 200 castrações de cães e gatos por mês. Marconi explicou que, para organizar o atendimento, a cidade foi dividida em regiões que serão atendidas ao longo de 10 meses.
As castrações já contemplaram animais cujos tutores residem no Parque Jabuticabeiras, Conjunto Habitacional Sonho Meu, Jardim Belo Monte e Parque Industrial. Além disso, a ação atendeu demandas de protetores e da ONG (organização não-governamental) Temos Um Gatinho para Você.
A médica veterinária Regiane Pereira Baptista da Silva, responsável técnica da Saau e presidente do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, disse que já foram realizadas 380 castrações. Ela também participou da reunião, ao lado do secretário chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Antonio Favaro, e da procuradora-geral da Prefeitura, Rosane Stedile Pombo Meyer.
O programa recebe um repasse mensal de R$ 50 mil feito pelo município, valor proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Matheus Laiola.
Scanavaca destacou a importância das castrações para o controle populacional e também para a própria saúde e bem-estar dos animais. “A reprodução descontrolada é um problema sério de saúde pública, principalmente para os próprios animais. Por isso, é importante que os tutores cuidem bem dos seus bichos e, se necessário, providenciem a castração. Com a parceria, município e a Saau oferecem essa opção”, completou.
(Informações: Assessoria PMU)
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Este site utiliza cookies
Saiba mais