Umuarama

Projeto realiza castração de cerca de 200 cães e gatos por mês em Umuarama

Umuarama conta com um projeto de castração de animais que está possibilitando cerca de 200 procedimentos mensais. A iniciativa acontece através de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, e a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau).

O prefeito Fernando Scanavaca recebeu a presidente da entidade, Ana Polaquini, para uma reunião na última sexta-feira (22). O encontro também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Cláudio Marconi. Na oportunidade, Scanavaca elogiou o desenvolvimento do projeto.

Com a iniciativa, em curso há cerca de 50 dias, o município e a entidade realizam cerca de 200 castrações de cães e gatos por mês. Marconi explicou que, para organizar o atendimento, a cidade foi dividida em regiões que serão atendidas ao longo de 10 meses.

As castrações já contemplaram animais cujos tutores residem no Parque Jabuticabeiras, Conjunto Habitacional Sonho Meu, Jardim Belo Monte e Parque Industrial. Além disso, a ação atendeu demandas de protetores e da ONG (organização não-governamental) Temos Um Gatinho para Você.

A médica veterinária Regiane Pereira Baptista da Silva, responsável técnica da Saau e presidente do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, disse que já foram realizadas 380 castrações. Ela também participou da reunião, ao lado do secretário chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Antonio Favaro, e da procuradora-geral da Prefeitura, Rosane Stedile Pombo Meyer.

O programa recebe um repasse mensal de R$ 50 mil feito pelo município, valor proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Matheus Laiola.

Scanavaca destacou a importância das castrações para o controle populacional e também para a própria saúde e bem-estar dos animais. “A reprodução descontrolada é um problema sério de saúde pública, principalmente para os próprios animais. Por isso, é importante que os tutores cuidem bem dos seus bichos e, se necessário, providenciem a castração. Com a parceria, município e a Saau oferecem essa opção”, completou.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais