Esporte

Juan Jimenez alcança o vice-campeonato no Brasileiro de Veteranos e Kata em São Paulo

O profissional de educação física e faixa-preta de judô, sensei Juan Jimenez, conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata 2025, realizado no último sábado (23) e domingo (24) no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP). A competição reuniu mais de 400 atletas de todo o país em apresentações e lutas organizadas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em parceria com a Federação Paulista de Judô.

As disputas começaram com a apresentação de Kata, na manhã de sábado, seguidas pelas lutas em diferentes categorias ao longo da tarde. Além da programação esportiva, o campeonato também teve caráter solidário: a entrada foi trocada por 1 quilo de alimento não perecível, e todos os itens arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Barueri.

Pesagem e classificação

A pesagem oficial ocorreu na sexta-feira (22). Representando Umuarama, sensei Juan participou da categoria M2, até 100 kg. Depois das lutas, ele gravou um vídeo para compartilhar a trajetória até a conquista da medalha.

“Na primeira vez que participei, fiquei em sétimo lugar. Pude sentir como era uma competição de nível nacional. Naquele dia prometi para mim que teria uma medalha dessa. Passou-se dois anos, um dos eventos foi cancelado por duas fatalidades. Eu segui, continuei treinando, veio uma fratura, me recuperei, continuei meus treinos. Tive uma outra competição antes dessa que acabei perdendo, mas usei isso para me preparar mais e graças a Deus consegui a medalha do brasileiro. Me tornei vice-campeão brasileiro de judô”, relatou.

Leia também: Sensei Juan é o único de Umuarama, em atividade, a conquistar 3º grau na faixa preta no judô

Dedicação e reconhecimento

O atleta fez questão de dedicar o resultado a pessoas próximas e à própria cidade. “Dedico primeiramente a Deus, à minha esposa Daniele Correa, aos meus filhos Enzo e Lorena, aos meus pais Roberto e Rosana, à minha irmã Rhaissa, aos meus alunos, amigos e a todos de Umuarama”, afirmou.

Ele também comentou sobre a experiência de enfrentar atletas de alto nível. “Competi com um medalhista mundial. Um cara impecável, muito técnico… era o dia dele. Talvez eu tinha que ter feito mais força [risos]. Mas estou muito feliz com essa conquista”, disse.

Reflexões sobre o treino e a superação

Durante o Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata, algumas pessoas perguntaram a Juan com quem ele costuma treinar. A resposta mostrou sua visão particular sobre disciplina e dedicação. “Se tiver uma pessoa para treinar comigo, é treino. Se tiver somente eu, também é treino”.

Para ele, mais importante do que a medalha é a oportunidade de competir. “Só de estar lutando, pra mim já é uma felicidade. Porém, com uma medalha no brasileiro veterano, é uma sensação de dever cumprido. Mostramos que Umuarama pode sim competir contra grandes centros”, finalizou.

Associação de Judô Juan Jimenez

A Associação de Judô Juan Jimenez está localizada na Avenida Rotary, 3216, em frente ao Condomínio EcoGarden. O espaço oferece aulas para crianças e adultos, com possibilidade de agendamento de aulas experimentais.

Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (44) 99908-7982. O atendimento ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h30 e das 16h às 20h, e às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h30 às 20h.

Mais informações estão disponíveis no site boxctu.centrion.com.br e nos perfis do Instagram: @judojuanjimene.z@juanjimene.z e @boxctu_umuarama.

Fotos e vídeo: Arquiivo Pessoal
Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

4 minutos ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

1 hora ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

3 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

4 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

5 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais