Cotidiano

PF incinera mais de 10 toneladas de drogas na 10ª ação do ano em Guaíra

A Polícia Federal em Guaíra realizou nesta quinta-feira, 21, a 10ª operação de incineração de drogas do ano. Mais de 10 toneladas de entorpecentes foram destruídas no procedimento, elevando para mais de 110 toneladas o total eliminado em 2025.

As drogas incineradas foram resultado de apreensões em operações conjuntas entre diferentes órgãos de segurança. Entre as forças que atuaram estão o Exército Brasileiro, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná, o Grupo de Operações Aéreas (GOA) e o Tigre da Polícia Civil, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Núcleo de Polícia Marítima (Nepom) da própria Polícia Federal.

Segundo a corporação, a integração entre as agências é fundamental para combater o tráfico e enfraquecer organizações criminosas que atuam na região de fronteira. “A destruição dessas substâncias ilícitas é mais um passo na luta contra o crime organizado”, afirmou a PF em nota.

Destruição de drogas

A incineração de drogas apreendidas é uma etapa final e crucial no processo de combate ao narcotráfico, representando a destruição efetiva do produto ilícito que foi retirado das ruas pela polícia. Esse procedimento, no entanto, é muito mais do que um simples ato de queima; é um ritual público de prestação de contas à sociedade e um símbolo da vitória da lei sobre o crime.

A ação segue um rígido protocolo legal para garantir total transparência e inviabilizar qualquer desvio ou corrupção. Toda a apreensão, desde o momento em que é registrada até seu destino final, é documentada minuciosamente, com laudos periciais que detalham o tipo, a quantidade e o estado da substância. 

 A destruição desse montante significativo de entorpecentes não apenas impacta financeiramente as organizações criminosas, interrompendo um ciclo de lucro, mas também serve como uma demonstração de eficiência e um marco simbólico na luta contínua pela segurança pública.

Rudson de Souza

Recent Posts

Prêmio ‘Boas Práticas Educacionais’ tem 49 trabalhos da rede municipal inscritos

A primeira edição do Prêmio Municipal de Reconhecimento de Boas Práticas Educacionais de Umuarama encerrou…

30 minutos ago

Argentina fecha 31,3 mil empresas sob Milei e perde 245,6 mil empregos formais

A Argentina fechou 31.342 empresas durante o governo de Javier Milei, segundo levantamento do centro…

59 minutos ago

Umuarama: Agenda cultural tem estreia do espetáculo teatral ‘Meia Noite’ nesta quarta-feira

Umuarama terá nesta quarta-feira (7), em sua agenda cultural, a estreia do espetáculo teatral ‘Meia…

1 hora ago

Engavetamento com seis veículos deixa homem com traumatismo craniano e interdita BR-369

Colisão envolveu uma carreta, um caminhão e quatro veículos entre Apucarana e Arapongas; homem de…

2 horas ago

Sites e aplicativos de Bets começam a sair do ar no Brasil nesta terça-feira

Prazo para saque voluntário terminou na segunda-feira (5), mas apostadores que ainda têm dinheiro nas…

2 horas ago

Rainha do Rodeio morre aos 22 anos após ser atingida por raio

Ana Beatriz Araújo Ferreira era conhecida pela participação na ExpoAlmas e pela ligação com as…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais