Primeiro semáforo inteligente de Umuarama foi instalado no Jardim Lisboa e ajusta automaticamente o tempo de abertura (Foto Prefeitura de Umuarama)
Uma novidade promete dar mais fluidez e segurança a um dos cruzamentos mais movimentados de Umuarama. A Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) instalou um semáforo equipado com inteligência artificial no encontro da rua Monteiro Lobato com a avenida Portugal, no Jardim Lisboa, região de intenso tráfego de veículos, especialmente caminhões.
O ponto, considerado um gargalo do trânsito local, concentra o fluxo de bairros populosos e serve de acesso às rodovias PR-482 (sentido Paranavaí) e PR-323 (saída para Maringá). O local também recebeu reforço na sinalização horizontal para aumentar a segurança.
De acordo com o secretário da Sestram, Valdecir Capelli, o dispositivo foi instalado após inúmeras solicitações de moradores. “O tráfego de caminhões dificulta a vida da população que precisa cruzar a Monteiro Lobato nos horários de pico. Fora o transtorno, há os riscos que esse movimento causa. Este é o ponto onde mais recebemos pedidos de melhorias”, afirmou.
O semáforo operou inicialmente em amarelo intermitente, para que motoristas se habituassem ao equipamento. Nesta sexta-feira, 22, foram ativadas as câmeras com inteligência artificial, capazes de monitorar o fluxo em tempo real e regular o tempo de sinal verde conforme a demanda.
“As câmeras tornam o semáforo mais funcional. Se uma via tem pouco movimento, ele mantém aberto para a outra mais movimentada, e a programação se ajusta ao longo do dia”, explicou Capelli.
O prefeito Fernando Scanavaca destacou que este é o primeiro cruzamento inteligente da cidade. “Vi que esse tipo de semáforo funciona muito bem em grandes centros. Vamos testar aqui na avenida Portugal e, conforme os resultados, ampliar para outros pontos de grande movimento”, disse.
(OBemdito com informações da Prefeitura de Umuarama)
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Este site utiliza cookies
Saiba mais