Umuarama

Umuarama enfrenta calor de 35°C antes da chegada de frente fria

As temperaturas voltaram a subir em Umuarama nesta sexta-feira (22), com máxima prevista para esta tarde de 35 °C. O calor, porém, deve durar pouco. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o sábado (23) ainda terá tempo firme, mas uma mudança começa já no domingo (24).

A previsão indica instabilidade, com chuvas de pelo menos 5 milímetros e queda brusca nas temperaturas. As mínimas podem atingir 12 °C, enquanto as máximas não devem ultrapassar 17 °C. Na segunda-feira (25), a instabilidade continua. O Simepar prevê mais 6 milímetros de chuva e temperaturas estáveis, próximas de 16 °C.

O cenário muda a partir de terça-feira (26). O tempo firme volta a predominar e os termômetros começam a registrar elevação gradual. A máxima prevista para o dia é de 22 °C. Entre quarta-feira (27) e sexta-feira (29), o calor retorna de forma mais intensa, com máximas que podem chegar a 29 °C. O instituto aponta que a semana deve terminar com sol e tempo firme em toda a região.

Além da oscilação de temperaturas, a umidade relativa do ar segue em alerta. Nesta sexta-feira, os índices ficaram entre 32% e 68%, abaixo do ideal de 70% recomendado para o equilíbrio do organismo. Especialistas orientam manter hidratação constante para evitar problemas respiratórios e desconforto físico. Apesar do calor, venta bastante na cidade, o que pode ajudar a melhorar a sensação térmica. Segundo o Simepar, os ventos chegam a 45 km/h.

Os primeiros dias de setembro devem manter a tendência de calor. As temperaturas devem subir de forma gradual nas duas primeiras semanas do mês. A primavera começa em 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília). A estação é marcada por instabilidade, chuvas frequentes e aumento progressivo das temperaturas em toda a região Sul.

Leia também: Morador do Parque Ibirapuera denuncia água barrenta após retorno do abastecimento

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais