Cotidiano

Jovem morre ao cair de prédio após brigar e ameaçar a namorada; com vídeo

(Atenção, reportagem com imagens fortes)

Um homem de 27 anos morreu, na tarde desta quarta-feira (20), após cair de um prédio localizado na rua Desembargador Motta, no Centro de Curitiba. Segundo a Polícia Militar, ele estava em surto psicótico e armado com uma faca dentro do apartamento, pouco depois de discutir com a namorada.

Testemunhas registraram o momento em que o rapaz se pendurou pela janela do oitavo andar e começou a escalar a fachada. Ele tentou entrar em outros apartamentos, mas perdeu as forças ao chegar no quarto andar e caiu. A morte foi constatada no local.

De acordo com a PM, a namorada relatou que sofria ameaças frequentes e que o relacionamento era marcado por brigas. “Ele falava palavras desconexas e, da janela do oitavo andar, foi descendo o prédio”, disse o cabo Hostins, que atendeu a ocorrência.

A equipe de negociação de crises chegou a ser acionada, mas não houve tempo para iniciar contato. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML). A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) abriu investigação para apurar as circunstâncias da queda.

Cuidados

Lidar com uma pessoa em surto psicótico requer, antes de tudo, calma, empatia e uma abordagem não ameaçadora, pois o indivíduo está experienciando uma ruptura com a realidade, podendo apresentar delírios, alucinações, agitação extrema ou paranoia.

O primeiro passo é garantir a segurança de todos, incluindo a própria pessoa em crise. É crucial evitar confrontos, contradizer suas crenças distorcidas ou elevar o tom de voz, pois isso pode aumentar a agitação.

Em vez disso, deve-se manter uma postura tranquila, falar de forma pausada e clara, demonstrando que se está ouvindo sem julgamentos, mesmo que o conteúdo do discurso seja desconexo.

Oferecer apoio e assegurar que a pessoa não se sinta sozinha ou acuada é fundamental, utilizando frases curtas e reconfortantes.

Nesses cenários, a intervenção deve ser feita por profissionais treinados. O contato com os serviços de emergência, como o Samu (192) ou a Polícia Militar (190), deve ser acionado imediatamente, explicando claramente a situação para que o atendimento seja adequado.

(OBemdito com informações da Banda B e imagens do Busão Curitiba)

Rudson de Souza

Recent Posts

Suspeito pelo desaparecimento de jovens em Cianorte morre após confronto com a polícia

Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…

7 minutos ago

Câmara de vereadores de Umuarama aprecia quatro projetos em sessão extraordinária

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…

19 minutos ago

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

43 minutos ago

Colisão entre carro e motos deixa dois feridos no Jardim Veneza, em Umuarama

Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…

1 hora ago

Homem sofre tentativa de ataque a tiros em São Jorge do Patrocínio

Vítima contou à Polícia Militar que estava na rua quando um homem se aproximou em…

1 hora ago

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais