Foto: Danilo Martins/OBemdito
O fim de semana foi marcado por temperaturas acima da média, principalmente no Norte e Noroeste do Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esta segunda (18) e terça-feira (19) devem continuar com as temperaturas em elevação por todo o Estado, mas após a passagem de uma frente fria na noite de terça, uma massa de ar frio no Sul do Brasil fará com que as temperaturas retornem à média do mês de agosto no Paraná. As temperaturas abaixam por alguns dias, e sobem novamente até o próximo fim de semana.
No sábado (16) a única estação meteorológica do Simepar que registrou temperatura acima de 30°C foi a de Capanema (30,7°C). Já no domingo (17) a cidade chegou a 32,3°C, Altônia registrou 30,6°C, Guaíra teve 30,4°C, Loanda 31,7°C, Paranavaí 30,3°C, Santa Helena 30,2°C, São Miguel do Iguaçu 30,3°C, Toledo 30,4°C, Ubiratã 30,8°C e Umuarama 30,1°C. No sábado e no domingo a temperatura mínima mais baixa foi em Telêmaco Borba: 5°C e 6,8°C, respectivamente.
Nesta segunda-feira (18), as temperaturas máximas podem chegar a 34°C e 35°C no Noroeste, em cidades como Loanda, Querência do Norte e Paranavaí. O calor segue acima dos 30°C no Norte, Oeste e Sudoeste: em Maringá pode chegar a 33°C; em Londrina, Cambará, Andirá e em Capanema pode chegar a 32°C; em Foz do Iguaçu a temperatura deve bater os 31°C; e em Cascavel chega a 30°C.
Já nos Campos Gerais a máxima não passa de 25°C, no Centro-Sul não passa de 24°C, na RMC a máxima não passa de 22°C, e no litoral não passa de 20°C.
“Cidades que ficam entre o Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e principalmente no Litoral, não acompanham essa elevação da temperatura na mesma proporção, pois ainda fica com bastante nebulosidade na região das praias até a Serra do Mar, e a RMC terá um amanhecer com nevoeiros. Dessa forma, o sol não aparecerá tanto para esquentar”, detalha Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Não há previsão de chuva no Paraná nesta segunda-feira, apenas a possibilidade de chuvisco ocasional no Litoral.
Na terça-feira (19) as temperaturas sobem ainda mais por todo o Estado, e o Noroeste segue como a região mais quente do Paraná. Será um aquecimento pré-frontal expressivo mas, a partir da noite, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e trará chuvas a partir da área de divisa com Santa Catarina e de fronteira com países vizinhos. A chuva se espalha para as outras regiões paranaenses entre a madrugada e a manhã de quarta-feira (20).
“Apesar da elevação nas temperaturas ao longo destes dias, não chega a configurar uma situação de veranico ou onda de calor, pois elas são caracterizadas por tempo seco. O que ocorre é um aquecimento antes de chegada de frente fria, afinal já ocorre chuva na noite de terça-feira (19) e principalmente na quarta (20) com a atuação desse novo sistema frontal sobre o Estado do Paraná, o que quebra a situação de bloqueio atmosférico em todo o Sul do Brasil”, explica Jacóbsen
Após a passagem da chuva, uma massa de ar frio no Sul do Brasil deixará o ar menos aquecido no Paraná e, na quarta-feira (20), as temperaturas terão um leve declínio. As máximas devem ficar perto de 26°C no Noroeste – mais próximas da média para o mês de agosto. Na quinta (21) as temperaturas voltam a subir.
A gangorra nas temperaturas fica mais impactante nas áreas mais quentes. Em Umuarama a máxima nesta segunda (18) pode chegar a 33°C, na quarta (20) vai a 24°C, e na quinta (21) já sobe para 28°C. No fim de semana, novamente, pode passar dos 30°C. No Centro-Sul a diferença é mais sutil: Guarapuava pode chegar a 23°C nesta segunda (18), não passa de 21°C entre terça e quarta (20), chega a 25°C na quinta (21) e aos 27°C no fim de semana.
Já na região Leste, que não terá elevação tão expressiva nas temperaturas no início da semana por conta da nebulosidade, o calor só chegará depois da frente fria. Na capital a máxima não passa dos 20°C segunda e terça (19), pode ir a 22°C após a passagem da frente fria na quarta (20), na quinta (21) já vai a 25°C e fim de semana começa a chegar próximo de 30°C. Em Paranaguá as máximas também não passam de 20°C até terça (19), sobem para 23°C a partir de quarta (20) e até o fim de semana podem passar dos 30°C.
Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais