Cotidiano

Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, é preso em operação contra esquema de corrupção em SP

O empresário Sidney Oliveira, fundador da rede de farmácias Ultrafarma e ex-morador de Umuarama, foi preso na manhã desta terça-feira (12) em uma operação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). A ação visa desarticular um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais tributários da Secretaria da Fazenda do Estado.

A Operação Ícaro, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (GEDEC), com apoio da Polícia Militar, cumpriu três mandados de prisão temporária. Além de Sidney, foram detidos o diretor estatutário da Fast Shop, Mario Otávio Gomes, e um auditor fiscal estadual de alto escalão, apontado como principal operador do esquema.

O auditor, identificado como Artur Gomes da Silva Neto, supervisor da Diretoria de Fiscalização (DIFIS) da Secretaria da Fazenda paulista, é acusado de comandar um esquema que arrecadou cerca de R$ 1 bilhão em propinas desde 2021. Ele teria manipulado processos administrativos para facilitar a quitação irregular de créditos tributários para empresas beneficiadas.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços residenciais e sedes empresariais, incluindo a chácara de Sidney Oliveira em Santa Isabel, na Grande São Paulo. Em um dos locais, agentes apreenderam dinheiro em espécie e pacotes de esmeraldas.

O Ministério Público investiga ainda crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação é resultado de meses de investigação, com análise documental, quebras de sigilo e interceptações autorizadas pela Justiça.

O empresário, que morou no antigo distrito de Nova Jerusalém, começou sua carreira como atendente de farmácia em Umuarama. Ele visita a cidade regularmente, já que tem negócios na capital do Noroeste.

(OBemdito com infomações CNN Brasil)

Leia também: Veículo usado por desaparecidos em Icaraíma pode ter sido afundado no Rio Ivaí

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

9 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

9 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

9 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

10 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

10 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais