Cotidiano

Morador é encontrado morto em casa no Jardim Estância II, em Umuarama

Um homem foi encontrado morto dentro de sua residência no Jardim Estância II, em Umuarama, na tarde desta segunda-feira (11), por volta das 13h30. Familiares relataram que a vítima não dava notícias desde o dia anterior. Com uma chave reserva, eles entraram no imóvel e a encontraram sem vida em um dos quartos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e confirmou o óbito, apontando como suspeita uma overdose por opioide associada a broncoaspiração. A Polícia Civil, a perícia e o Instituto Médico-Legal (IML) realizaram os procedimentos de praxe. A Polícia Militar prestou orientações aos familiares.

Opioides

O uso indiscriminado de opioides representa um grave problema de saúde pública, pois essas substâncias, embora eficazes no controle de dores intensas e crônicas, apresentam alto potencial de dependência e risco de overdose.

Derivados do ópio, como morfina, codeína, oxicodona e fentanil, atuam no sistema nervoso central reduzindo a percepção da dor, mas também podem provocar sonolência, confusão mental, depressão respiratória e, em casos extremos, a morte.

O consumo sem orientação médica adequada, seja por automedicação ou uso recreativo, aumenta significativamente esses riscos.

Em diversos países, a disseminação de opioides sintéticos potentes, especialmente no mercado ilegal, agravou o número de intoxicações e óbitos.

Para prevenir danos, é fundamental que o uso seja restrito a prescrição médica criteriosa, com acompanhamento regular e políticas de controle que combinem educação da população, fiscalização e tratamento acessível para dependentes.

As principais orientações incluem:

  • Somente com prescrição médica — nunca use por conta própria, mesmo que “sobrou” de um tratamento anterior ou alguém próximo ofereça.
  • Seguir exatamente a dose e o tempo indicados — não aumente a quantidade nem antecipe horários sem orientação profissional.
  • Evitar consumo com álcool ou outros depressores do sistema nervoso (como alguns ansiolíticos e sedativos), pois isso eleva o risco de parada respiratória.
  • Não dirigir ou operar máquinas até saber como o medicamento afeta você, pois opioides podem causar sonolência e diminuição de reflexos.
  • Armazenar de forma segura, fora do alcance de crianças, adolescentes ou outras pessoas que possam usar de forma inadequada.
  • Descartar corretamente sobras de medicamentos, devolvendo em farmácias que recolhem remédios vencidos ou não utilizados.
  • Atenção a sinais de alerta, como respiração lenta, confusão mental, sonolência extrema ou dificuldade para acordar — nesses casos, procure atendimento médico imediato.
  • Revisar o uso periodicamente com o médico para avaliar se o tratamento ainda é necessário ou se existem alternativas.
Rudson de Souza

Recent Posts

Bope verifica explosivos em imóvel onde suspeito no caso das jovens desaparecidas foi morto

Equipe especializada de Curitiba foi acionada para averiguar possível presença de explosivos no imóvel onde…

1 minuto ago

Caso das jovens desaparecidas em Cianorte tem suspeito preso em Umuarama

Polícia Civil localizou nesta sexta-feira (21) dois suspeitos pelo duplo homicídio de Letycia Garcia Mendes…

35 minutos ago

Sexta-feira será de sol e frio em Umuarama; calor volta nos próximos dias, prevê Simepar

Simepar prevê máxima de 20°C nesta sexta-feira (21), sem chuva; temperaturas podem chegar aos 35°C…

49 minutos ago

Suspeito pelo desaparecimento de jovens em Cianorte morre após confronto com a polícia

Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…

1 hora ago

Câmara de vereadores de Umuarama aprecia quatro projetos em sessão extraordinária

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…

2 horas ago

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais