A peça despertou interesse imediato, gerando perguntas, registros fotográficos e troca de informações entre pacientes, familiares e equipe médica (Foto assessoria)
O Hospital Cemil, em Umuarama, recebeu na última quinta-feira (7) mais uma visita do projeto Ciência e Afeto, desenvolvido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama. A iniciativa leva semanalmente curiosidades científicas a pacientes e acompanhantes, com uma abordagem sensível e acessível, integrando conhecimento e acolhimento no ambiente hospitalar.
Na atividade mais recente, os voluntários apresentaram a mandíbula de um tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier), espécie comum no litoral brasileiro. A peça despertou interesse imediato, gerando perguntas, registros fotográficos e troca de informações entre pacientes, familiares e equipe médica.
O projeto é coordenado pelos professores Marcelo Alberto Elias, Fernanda Aparecida Pires Fazion e Carolina Yumi Shimamoto, além da bolsista Isabela de Aguilar Ribeiro. Criada em 2023, a iniciativa já impactou centenas de pessoas, propondo-se a ensinar fora do ambiente escolar e a transformar a ciência em ponto de conexão com memórias e emoções.
Segundo o superintendente do Hospital Cemil, João Jorge Hellú, a ação reforça a humanização no atendimento. “A presença dos cientistas é recebida com entusiasmo e afeto. São momentos que geram encantamento e contribuem para o bem-estar emocional dos nossos pacientes”, afirmou.
Para o professor Marcelo Elias, a proposta vai além de transmitir informações. “A ideia não é apenas ensinar, mas provocar curiosidade, gerar vínculo e tornar a ciência uma presença leve e estimulante para quem está vivenciando um momento de fragilidade”, disse.
(OBemdito com informações e imagens da assessoria)
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais