Umuarama

Projeto leva ciência e acolhimento a pacientes do Hospital Cemil

O Hospital Cemil, em Umuarama, recebeu na última quinta-feira (7) mais uma visita do projeto Ciência e Afeto, desenvolvido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama. A iniciativa leva semanalmente curiosidades científicas a pacientes e acompanhantes, com uma abordagem sensível e acessível, integrando conhecimento e acolhimento no ambiente hospitalar.

Na atividade mais recente, os voluntários apresentaram a mandíbula de um tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier), espécie comum no litoral brasileiro. A peça despertou interesse imediato, gerando perguntas, registros fotográficos e troca de informações entre pacientes, familiares e equipe médica.

O projeto é coordenado pelos professores Marcelo Alberto Elias, Fernanda Aparecida Pires Fazion e Carolina Yumi Shimamoto, além da bolsista Isabela de Aguilar Ribeiro. Criada em 2023, a iniciativa já impactou centenas de pessoas, propondo-se a ensinar fora do ambiente escolar e a transformar a ciência em ponto de conexão com memórias e emoções.

Segundo o superintendente do Hospital Cemil, João Jorge Hellú, a ação reforça a humanização no atendimento. “A presença dos cientistas é recebida com entusiasmo e afeto. São momentos que geram encantamento e contribuem para o bem-estar emocional dos nossos pacientes”, afirmou.

Para o professor Marcelo Elias, a proposta vai além de transmitir informações. “A ideia não é apenas ensinar, mas provocar curiosidade, gerar vínculo e tornar a ciência uma presença leve e estimulante para quem está vivenciando um momento de fragilidade”, disse.

(OBemdito com informações e imagens da assessoria)

Rudson de Souza

Recent Posts

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

22 minutos ago

De R$ 0 a R$ 3,13 milhões: Saiba quanto cada candidato de Umuarama e região recebeu do Fundo Eleitoral

O financiamento de campanhas via fundo eleitoral registra uma discrepância gritante entre as candidaturas da…

52 minutos ago

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

1 hora ago

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

2 horas ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

2 horas ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais