Umuarama

Simepar prevê frio de 5ºC e geada no domingo em Umuarama

O Simepar prevê a volta do frio a Umuarama com possibilidade de temperatura na casa dos 5ºC e geada neste domingo (10). O instituto de meteorologia informa que uma nova frente fria se formou no oceano e traz chuva ao Paraná nesta sexta-feira (8). Em seguida, uma massa de ar polar chega ao Estado, o que fará com que as temperaturas fiquem negativas no fim de semana.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), serão pelo menos três dias gelados. O frio atingirá praticamente todas as regiões do Estado. Além disso, há previsão de geada nas áreas que registrarem temperaturas abaixo de 5°C. O Simepar também indica pouca ocorrência de vento.

Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, explica que nesta sexta as instabilidades se espalharão por todas as regiões. A previsão para Umuarama é de tempo parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva hoje. A temperatura deve variar entre 12ºC e 19ºC.

Massa de ar polar

Com o fim da chuva, virá o frio. “Na retaguarda da frente fria, teremos o avanço de uma nova massa de ar polar. Ela provocará uma queda acentuada nas temperaturas em todo o Paraná”, informa Furlan.

O meteorologista segue explicando como será o clima nesta sexta. “As temperaturas mínimas ocorrerão durante a noite de sexta-feira. O fenômeno conhecido como inversão térmica acontecerá principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, e até mesmo em áreas do Noroeste”.

Fim de semana frio

A princípio, o amanhecer de sábado (9) terá temperaturas negativas no Centro-Sul, Sudeste e em alguns municípios do Sudoeste e dos Campos Gerais. Em localidades como Palmas e General Carneiro, as temperaturas poderão atingir -2°C. Nestas regiões há possibilidade de geada moderada, que poderá ser forte em áreas de baixada e vales, onde a proteção contra o vento favorece ainda mais o fenômeno.

“Essa massa de ar polar avança rapidamente pelo sul do Brasil, resultando em um amanhecer gelado em todas as regiões do Paraná. Diferente do que vem ocorrendo durante os últimos invernos, com frentes frias afetando mais intensamente a metade sul”, afirma Furlan.

Em diversas regiões paranaenses, as temperaturas mínimas ficarão abaixo de 5°C. De acordo com o Simepar, isso inclui áreas do Noroeste, como Umuarama e Cianorte, e do Norte Pioneiro, como Londrina. As máximas também vão cair. No domingo (10), o amanhecer permanecerá frio, com temperaturas negativas em partes do Estado. O Centro-Sul pode registar até -2°C.

Umuarama tem previsão de mínima de 7ºC e máxima de 15ºC no sábado. Já no domingo deve fazer ainda mais frio, com temperaturas entre 5ºC e 19ºC. Confira abaixo a previsão do Simepar para a Capital da Amizade:

Imagem: Simepar

Próxima semana

Na segunda-feira (11), as temperaturas mínimas permanecerão abaixo de 10°C em grande parte do Paraná. O instituto de meteorologia informa que Umuarama terá mínima de 7ºC na segunda e na terça-feira (dia 12). As máximas previstas são de 21ºC e 23ºC, respectivamente.

(Informações: OBemdito e AEN)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Eleições: Candidata Rosy Anne Bertoco defende pautas da saúde e apoio às mulheres

Candidata do MDB quer estender a todo o Paraná os projetos que criou na Câmara…

57 minutos ago

Quem são as 5 vítimas do acidente aéreo que matou o cantor Rick em Santa Catarina

As cinco pessoas que perderam a vida em um grave acidente aéreo, entre elas o…

1 hora ago

Alunos da escola municipal de Serra dos Dourados aprendem na prática a cuidar do meio ambiente

Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), os alunos da Escola Municipal Serra…

2 horas ago

Aciu completa 62 anos e celebra a força de sua história em Umuarama

Há datas que parecem fazer questão de contar uma história e a Aciu comemora uma…

3 horas ago

Paraná em Ação oferece serviços gratuitos em Umuarama a partir de quinta-feira

Umuarama recebe a partir desta quinta-feira (24) uma grande ação de cidadania com serviços públicos…

3 horas ago

Saúde mental: especialista explica como identificar sinais de alerta e prevenir o suicídio

Em entrevista, a psicóloga Ana Paula Alcântara enfatiza a urgência da escuta ativa e detalha…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais