Com o objetivo de ensinar crianças e adolescentes, de forma prática os princípios do cooperativismo, da educação financeira e da cidadania, foram criados oficialmente a Cooperativa Mirim CoopWalter, do Sicoob Arenito em Ivaté. O evento de constituição, realizado na noite desta terça-feira (5), reuniu mais de 170 pessoas da comunidade escolar local e marca o início de um novo capítulo na formação cidadã dos estudantes do município.
Essa ação integra o programa nacional do Instituto Sicoob, que leva a vivência cooperativista a escolas em todo o Brasil, conforme explica o gerente da agência Ivaté, Mateus Pelegrineli Miranda.
“Este não é apenas um evento simbólico: é uma semente plantada para o futuro da nossa comunidade. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a condução da assembleia pelas próprias crianças, com o suporte pedagógico da escola. Os alunos demonstraram seriedade, autonomia e compreensão sobre o papel que estavam assumindo”, contou Miranda.
A Assembleia foi realizada de forma oficial, iniciando com a leitura do edital e apresentação, explicação dos objetivos da Cooperativa Mirim, votação dos cargos da diretoria, elegendo presidente, vice-presidente, tesoureiro, vice-tesoureiro, conselheiros fiscais e suplentes, além da assinatura da ata de constituição, formalizando a criação da CoopWalter.
“A maturidade e o envolvimento dos pequenos merecem elogios, que têm agora o poder transformador do cooperativismo na educação”, analisou Fabio Viar, diretor-presidente do Sicoob Arenito. A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito de Ivaté, Denilson Vaglieri Prevital, do diretor financeiro do Sicoob Arenito, Flávio Ferraresi, gerentes regionais e comunidade escolar, diretora, professores, pais e colaboradores.
“A criação da CoopWalter reforça o compromisso do Sicoob Arenito com a transformação social por meio da educação. Iniciativas como essa mostram que, ao investir nos jovens, estamos investindo em um futuro mais justo, solidário e verdadeiramente cooperativo”, afirmou o prefeito.
Leia também: Expresso Sicoob leva cursos profissionalizantes gratuitos a adolescentes de Altônia
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais