Evento em Cruzeiro do Oeste marca a criação oficial do Território Caminho das Águas, voltado ao fortalecimento do turismo (Foto Ilustrativa/AEN)
A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná realiza nesta quinta-feira (7), em Cruzeiro do Oeste, a solenidade oficial de criação do Território Caminho das Águas, uma das 18 regiões de turismo definidas no novo modelo de gestão territorial do setor.
A cerimônia acontece às 10h no Centro Cultural César de Souza Rego, com a presença do secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, que atenderá a imprensa após o evento.
O projeto integra a estratégia estadual de regionalização do turismo, que visa valorizar as potencialidades locais, impulsionar o desenvolvimento sustentável, diversificar experiências e melhorar a infraestrutura voltada para visitantes e moradores. O foco é fortalecer a economia local por meio do turismo e ampliar a visibilidade do território em âmbitos estadual e nacional.
“Queremos que cada região possa se reconhecer em suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas e tenha suporte técnico e promocional para transformar isso em desenvolvimento”, afirmou Paranhos.
A criação do Caminho das Águas contempla uma área com alto potencial hídrico, recursos naturais e atrativos rurais, características que nortearão as ações de planejamento e promoção regional.
A rota histórica de mais de 3 mil anos atravessa o Paraná e vai até o Peru, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico, por meio de uma rede de trilhas que, somente no Paraná, totalizam 2,2 mil quilômetros e compreendem mais de 700 sítios arqueológicos. No Estado, os caminhos vão de Paranaguá a Foz do Iguaçu e a Guaíra.
Por meio do programa, foi oportunizado às prefeituras uma série de qualificações técnicas para fomentarem o turismo local com o caminho. Com adesão formal de 92 municípios, o trabalho de qualificação tem sido desenvolvido pela Secretaria do Turismo (Setu) e Secretaria do Planejamento (SEPL), e tinha como um dos requisitos de participação a presença do território interessado no Mapa do Turismo Brasileiro.
Na região Oeste, Nova Aurora voltou a integrar o mapa recentemente após um hiato de oito anos. Segundo Audrey Brustolin, secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município de mais de 13 mil habitantes (IBGE), o retorno foi motivado pelos benefícios que a categorização acarreta e pela Rota Turística Caminhos do Peabiru.
OBemdito com informações da AEN
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais