Paraná

Simepar prevê que final de semana terá chuva e ventos fortes em parte do Paraná

Uma nova frente fria deve trazer chuva a algumas regiões paranaenses neste fim de semana, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Por causa disso, os próximos dias seguem com a gangorra meteorológica que vem se destacando desde a última segunda-feira (28). A temperatura desceu, subiu, e terá novas oscilações. Apesar disso, não há previsão de chuva para Umuarama neste sábado (2) e no domingo (3).

O primeiro dia de agosto amanheceu com temperaturas acima de 10°C em 27 cidades. A massa de ar frio e seco que estava sobre o Paraná ao longo da semana finalmente perdeu a força. Nesta sexta (1°), apenas três cidades tiveram temperaturas mínimas abaixo de 5°C: General Carneiro (2,8°C de acordo com o Inmet), Telêmaco Borba (4,1°C) e Palmas (4,4°C).

Mas o tempo firme e mais agradável não durará muito tempo. “A presença de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, ou seja, próximo a áreas a Oeste do Paraná, favorecerá a mudança nas condições do tempo. Inclusive com situações de fortes rajadas de vento, principalmente na metade Oeste”, ressalta a meteorologista do Simepar Júlia Munhoz.

O Simepar prevê vento forte para sábado e domingo. Porém, com mais intensidade no sábado, quando as rajadas devem ficar entre 60 km/h e 70 km/h nesta região.

Leia também: Simepar indica que agosto terá pouca chuva e muita variação na temperatura.

Previsão de chuva para o fim de semana

No sábado haverá predomínio de sol, com possibilidade de alguma nebulosidade alta. Não está descartada a possibilidade de pancadas isoladas e rápidas de chuva no Oeste. Já no domingo a chuva se torna mais significativa no interior do Paraná.

“Em função do avanço do sistema de baixa pressão no Oeste, alinhado com a passagem de uma frente fria pelo oceano na direção sul do Brasil. A chuva deverá começar desde o período da manhã, a partir do Oeste e Sudoeste, em direção ao Noroeste e Centro-Sul do Paraná”, detalha Munhoz.

As pancadas de chuva podem, pontualmente, ter maior intensidade nestas regiões e virem acompanhadas de trovoadas. Já do Norte ao Leste do Paraná o tempo será predominantemente estável no fim de semana. Pancadas rápidas e localizadas de chuva, entretanto, não estão completamente descartadas. Já na segunda (4) e terça-feira (5) o tempo fica instável, com chuvas ocasionais em todos os setores paranaenses.

Temperaturas

Tanto no sábado quanto no domingo, as temperaturas mínimas ao amanhecer deverão ficar próximas aos 20°C na metade Oeste do estado. Nas regiões Centro-sul, Campos Gerais, Sudeste, Norte e Região Metropolitana de Curitiba, ficam próximas dos 10°C.

Já as máximas do sábado deverão superar os 22°C em praticamente todo o estado. E podem ultrapassar os 30ºC em Colorado, Paranavaí, Loanda e Foz do Iguaçu, entre outros nas faixas Norte e Oeste. No domingo, a chuva trará um leve declínio dos valores nos termômetros.

Umuarama

Conforme o Simepar, o sábado e o domingo devem ser de sol em Umuarama. As temperaturas variam de 19ºC a 30ºC amanhã e de 19ºC a 28ºC no domingo. A previsão é de que a segunda-feira seja de tempo parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva na Capital da Amizade. A mínima deve ser de 17ºC e a máxima de 26ºC.

(Informações: AEN)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Anvisa desmente equivalência de canetas contrabandeadas com medicamentos do Brasil

Anvisa afirma que é falsa a informação de que testes comprovaram equivalência entre canetas contrabandeadas…

2 minutos ago

Moraes determina que PF ouça Flávio Bolsonaro em investigação sobre calúnia contra Lula

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal…

26 minutos ago

Após ataque que matou 34 ovelhas, onça-parda volta a ser filmada em Assis Chateaubriand; vídeo

Uma onça-parda foi novamente avistada na comunidade de São Pedro do Piquiri, em Assis Chateaubriand,…

49 minutos ago

Pesquisa: Moro segue à frente na corrida pelo Palácio Iguaçu, mas vantagem diminui

O senador Sergio Moro (PL) permanece na liderança da disputa pelo Governo do Paraná. No…

1 hora ago

Transfigueiredo oferece fretes e mudanças com seguro grátis na carga

Na hora de realizar uma mudança residencial, comercial ou contratar um serviço de transporte, contar…

2 horas ago

Delegado explica por que a fronteira preocupa nas buscas por suspeitos da chacina de Icaraíma

Onze meses após a chacina que deixou quatro homens mortos em uma propriedade rural de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais