Paraná

Programa Bons Olhos Paraná entrega 84 óculos para alunos de Tuneiras do Oeste

O Programa Bons Olhos Paraná entregou mais 589 óculos gratuitamente a alunos da rede pública em oito municípios, entre eles, Tuneiras do Oeste. As entregas aconteceram na terça e na quarta-feira (29 e 30). A iniciativa do Governo do Estado acontece por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef).

A ação do Programa Bons Olhos Paraná tem o objetivo de garantir melhores condições de aprendizagem e qualidade de vida. O público-alvo são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, o Estado promove inclusão e bem-estar por meio do acesso gratuito a exames oftalmológicos e acesso a óculos.

O Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) é responsável pelos recursos que financiam o projeto. A liberação do valor é deliberada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PR).

As entregas desta semana contemplaram estudantes dos municípios de Campina da Lagoa, com 157 unidades distribuídas, Altamira do Paraná (31), Mamborê (152), Tuneiras do Oeste (84), Barbosa Ferraz (74), Lunardelli (45), Godoy Moreira (17), bem como, Lidianópolis (29).

Com essas entregas, o Paraná já distribuiu 1.924 óculos. Na próxima semana, entre os dias 6 e 8 de agosto, o cronograma prevê repassar mais 856 óculos. A ação acontecerá em Salto do Itararé (47 unidades), Santana do Itararé (93), Wenceslau Braz (241), Tomazina (87), Figueira (77), Jaboti (76), Japira (25), Pinhalão (45), São Jerônimo da Serra (78) e Sapopema (87).

Programa Bons Olhos Paraná

A iniciativa, que visa atender 67 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, prevê um investimento de R$ 5,5 milhões. Esse valor permitirá a entrega de mais de 10 mil óculos a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 93 municípios paranaenses. Primeiramente, os alunos passam por triagens e consultas oftalmológicas gratuitas realizadas previamente nas escolas.

Os óculos possuem lentes antirreflexo e armações de acetato, oferecendo conforto e qualidade. O foco não é apenas na correção de problemas visuais, mas também na prevenção de doenças que comprometam a visão. Além disso, contribuem para aumentar o desempenho escolar e promover a inclusão social.

“O Programa Bons Olhos Paraná é mais do que uma política pública de saúde. Ele devolve dignidade, autonomia e qualidade de vida para alunos que muitas vezes têm seus estudos comprometidos por não enxergar bem”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, que acompanhou a distribuição do material.

(Informações: AEN)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

9 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais