Paraná

Programa Bons Olhos Paraná entrega 84 óculos para alunos de Tuneiras do Oeste

O Programa Bons Olhos Paraná entregou mais 589 óculos gratuitamente a alunos da rede pública em oito municípios, entre eles, Tuneiras do Oeste. As entregas aconteceram na terça e na quarta-feira (29 e 30). A iniciativa do Governo do Estado acontece por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef).

A ação do Programa Bons Olhos Paraná tem o objetivo de garantir melhores condições de aprendizagem e qualidade de vida. O público-alvo são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, o Estado promove inclusão e bem-estar por meio do acesso gratuito a exames oftalmológicos e acesso a óculos.

O Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) é responsável pelos recursos que financiam o projeto. A liberação do valor é deliberada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PR).

As entregas desta semana contemplaram estudantes dos municípios de Campina da Lagoa, com 157 unidades distribuídas, Altamira do Paraná (31), Mamborê (152), Tuneiras do Oeste (84), Barbosa Ferraz (74), Lunardelli (45), Godoy Moreira (17), bem como, Lidianópolis (29).

Com essas entregas, o Paraná já distribuiu 1.924 óculos. Na próxima semana, entre os dias 6 e 8 de agosto, o cronograma prevê repassar mais 856 óculos. A ação acontecerá em Salto do Itararé (47 unidades), Santana do Itararé (93), Wenceslau Braz (241), Tomazina (87), Figueira (77), Jaboti (76), Japira (25), Pinhalão (45), São Jerônimo da Serra (78) e Sapopema (87).

Programa Bons Olhos Paraná

A iniciativa, que visa atender 67 mil crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, prevê um investimento de R$ 5,5 milhões. Esse valor permitirá a entrega de mais de 10 mil óculos a estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 93 municípios paranaenses. Primeiramente, os alunos passam por triagens e consultas oftalmológicas gratuitas realizadas previamente nas escolas.

Os óculos possuem lentes antirreflexo e armações de acetato, oferecendo conforto e qualidade. O foco não é apenas na correção de problemas visuais, mas também na prevenção de doenças que comprometam a visão. Além disso, contribuem para aumentar o desempenho escolar e promover a inclusão social.

“O Programa Bons Olhos Paraná é mais do que uma política pública de saúde. Ele devolve dignidade, autonomia e qualidade de vida para alunos que muitas vezes têm seus estudos comprometidos por não enxergar bem”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, que acompanhou a distribuição do material.

(Informações: AEN)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

3 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

3 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

3 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

4 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

4 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais