Fotos: PCPR/Umuarama
Uma ação de fiscalização da Polícia Civil (PCPR) e da Prefeitura resultou na apreensão de 330 quilos de cobre irregular em Umuarama. A operação aconteceu em diversos estabelecimentos comerciais de produtos recicláveis na cidade.
A equipe da 7ª Subdivisão Policial de Umuarama e fiscais da Prefeitura estiveram nas empresas na manhã desta quarta-feira (30). A iniciativa teve como base a Lei Municipal nº 4.595/2022 e o Decreto Municipal nº 29/2025, que regulamentam a compra, venda e armazenamento desse tipo de material.
De acordo com o delegado-chefe da 7ª SDP, Gabriel Menezes, em um comércio aconteceu a apreensão dos 330 quilos de cobre. “Durante os trabalhos, em um estabelecimento localizado na Zona VII de Umuarama, as equipes apreenderam uma quantidade significativa de aproximadamente 330 quilos de cobre. O material estava sem comprovação de procedência ou em desacordo com as exigências do decreto municipal”, informou.
Os fiscais da Prefeitura recolheram o material apreendido. Posteriormente, a Prefeitura será responsável por conduzir o processo administrativo cabível e dar a destinação adequada aos itens.
Leia também: Umuaramense é preso após tentar furtar fios de cobre em empresa.
O objetivo da ação fiscalizatória é combater os crimes de roubo, furto e receptação de fios de cobre e materiais similares. Conforme o delegado, após o furto em locais públicos ou privados, a maior parte desses produtos acaba sendo comercializada em empresas desse segmento.
Menezes explica que antes da edição do decreto municipal, esses estabelecimentos não tinham qualquer obrigação legal de verificar a origem lícita dos materiais adquiridos. Porém, a nova legislação municipal impõe que os empresários do setor adotem medidas para evitar a aquisição de produtos de origem criminosa. A medida visa reduzir os prejuízos causados aos cofres públicos e à propriedade privada do município.
O delegado acrescenta que na última terça-feira (29), entrou em vigor a Lei Federal nº 15.181/2025. “Essa nova legislação altera o Código Penal Brasileiro. E aumenta as penas para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equipamentos utilizados para fornecimento ou transmissão de energia elétrica, telefonia ou transferência de dados”, finalizou.
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais