Guarapuava registrou 1,9°C na manhã desta terça-feira (29); sensação térmica foi de -0,5°C com o vento gelado (Foto Roberto Dziura Jr/AEN)
A chegada de uma massa de ar polar voltou a derrubar as temperaturas no Paraná nesta terça-feira (29), com registros abaixo de 9°C em praticamente todo o Estado, à exceção do Litoral. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o frio deve se intensificar nesta quarta-feira (30) e persistir até a sexta (1º), com risco elevado de geadas nas regiões mais ao sul.
As cidades de Guarapuava (1,9°C), São Mateus do Sul (2°C) e Lapa (2,5°C) registraram os menores valores nesta manhã. Com os ventos gelados, a sensação térmica ficou ainda mais baixa em alguns pontos: Santa Maria do Oeste chegou a -1,2°C às 6h30, enquanto Guarapuava e Lapa também registraram sensação abaixo de zero.
De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, “com o predomínio do sol ao longo do dia, o vento perde intensidade e a sensação térmica se aproxima do valor de termômetro, mas ainda assim, o calor não retorna”. A previsão é de máximas próximas de 20°C apenas nas regiões Noroeste e Norte Pioneiro.
No Litoral, as cidades de Paranaguá (12,4°C), Guaratuba (12,2°C) e Morretes (11,8°C) foram as únicas com mínimas acima de 9°C. A quarta-feira (30) trará o auge do frio, com risco de geadas fortes no Centro-Sul, moderadas nos Campos Gerais e fracas a moderadas na Região Metropolitana de Curitiba.
Além disso, algumas estações do Simepar registraram a temperatura mais baixa do mês de julho nesta terça-feira: Cerro Azul (5°C), Cornélio Procópio (7°C), Santo Antônio da Platina (6,5°C), entre outras.
Com mais de 120 estações automáticas, três radares e sensores atmosféricos, o Simepar abastece órgãos públicos com dados meteorológicos em tempo real, contribuindo para ações da Defesa Civil e da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, sobretudo em períodos de eventos climáticos extremos. A previsão completa para os 399 municípios paranaenses está disponível no site, com atualização duas vezes ao dia.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais