Foto: Roberto Dziura/AEN
Mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual do Paraná retornaram às aulas nesta segunda-feira (28). O segundo semestre traz reforços estruturais, novos professores e uniformes escolares. No Núcleo Regional de Educação de Umuarama, que atende 21 municípios, 19 mil alunos voltaram às aulas. Somente em Umuarama, são 7.200 estudantes matriculados nas escolas estaduais.
Em todo o estado, o governo iniciou a entrega dos novos kits de uniforme escolar. A distribuição continuará nos próximos meses. Os uniformes são exclusivos para alunos do ensino em tempo integral. De acordo com o secretário de Educação, Roni Miranda, o uniforme fortalece o senso de pertencimento e contribui para a segurança dos alunos. Ele também representa uma economia para as famílias. “Fortalece o modelo pedagógico do ensino integral”, afirmou o secretário.
Outro avanço neste semestre é a chegada de 988 novos professores efetivos, aprovados por concurso público. Eles serão distribuídos por diversas escolas do estado. Além disso, cerca de 2 mil profissionais terão aumento na carga horária. O programa Ganhando o Mundo Professor também entra em nova fase, com intercâmbio de docentes no Canadá.
Leia também: Mulher sofre contusão ao chegar ao trabalho em loja de departamentos de Umuarama
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), feito em parceria com universidades estaduais, vai envolver dois mil educadores em ações formativas. O programa Parceiro da Escola também se expande. Ele repassa a gestão administrativa a empresas especializadas, permitindo que diretores concentrem-se nas atividades pedagógicas. Pesquisa recente mostrou que 86,5% dos pais aprovam esse modelo.
A preparação para a avaliação do Saeb, marcada para outubro, é prioridade da rede. No último Ideb, o Paraná teve o melhor desempenho do país em língua portuguesa no ensino médio, com nota 288,80. Em matemática, a nota foi 283,89 — a terceira maior do Brasil.
(OBemdito com informações AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais