Fotos: Arquivo/Secom Prefeitura de Umuarama
Estamos na época mais bonita do ano: as vias públicas e calçadas de Umuarama transformam-se em verdadeiros tapetes coloridos com tantas pétalas coloridas que os ipês deixam cair para dar intensa vida à nossa comunidade!
Nesta época fria do ano, a Capital da Amizade sempre se pinta de amarelo, rosa, roxo e branco. São as cores vibrantes que tornam os ipês instagramáveis pois são verdadeiras joias para fotos e vídeos que são compartilhados nas redes sociais e por todos os cantos da internet…
Ninguém resiste a documentar as centenas de ipês que existem no centro e nos bairros – e na zona rural, claro! – e que são publicados acompanhados de frases e comentários poéticos diante da emoção e alegria que eles causam aos olhos dos apaixonados pela arte fotográfica.
Leia também: Ginasta paranaense conquista ouro inédito na Copa do Mundo
Existem várias cores de ipês, sendo as mais comuns o amarelo, roxo, branco e rosa. Dizem os floricultores que também pode se encontrar ipês com flores verdes, mas por aqui no Noroeste paranaense a gente nunca viu um desses… E cada cor tem seu tempo: de junho a julho é do ipê-roxo; de julho a agosto é do ipê-amarelo; no fim de agosto florescem os ipê-rosas e de setembro a outubro é temporada do ipê-branco. Pena que a duração da florada deles é curta demais: no máximo dez dias! Fato curioso: as flores não têm perfume!!!
A palavra “ipê” tem origem na língua tupi-guarani, significando “árvore cascuda” ou “árvore de casca dura”. Essa denominação refere-se à característica marcante da casca dessas árvores, que são conhecidas por sua resistência e durabilidade. Aqui em Umuarama, antigamente, o ipê também era chamado de “pau-d’arco”, devido ao uso da sua madeira pelos índios para a confecção de flechas e arcos de caça. Vale lembrar que naquele tempo ainda existiam florestas e delas participavam em grande número todas as espécies de ipês.
Quando começou a urbanização de Umuarama e os primeiros moradores começaram a chegar e a adquirir terrenos para construir casas, eles simultaneamente plantaram ipês com mudas tiradas das matas, que estão presentes até hoje no centro e em todos os bairros da cidade…
A LEI QUE FAZ DO IPÊ (TABEBUIA) ÁRVORE-SÍMBOLO DO MUNICÍPIO
Desde 18 de agosto de 2017 o Ipê, chamado pela botânica de Tabebuia, é a árvore-símbolo do município de Umuarama, instituído pela Lei Ordinária nº 4.211/2017 assinada pelo então prefeito Celso Pozzobom depois de aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Essa lei visa reconhecer a importância do ipê para a cidade, seja pela sua beleza, seja pela sua relevância ecológica.
Através dela ficou foi escolhido o mês de julho como sendo o “Mês do Ipê – árvore-símbolo de Umuarama”. E o Poder Executivo Municipal pode realizar campanhas de divulgação e promoção da árvore-símbolo de Umuarama, inclusive com a distribuição e o plantio de mudas de ipês nos perímetros urbano e rural do município.
Vale citar que o ipê desempenha um papel importante na biodiversidade, atraindo polinizadores como aves e abelhas, e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A escolha do ipê como árvore-símbolo reforça a identidade de Umuarama e incentiva a preservação da flora local. A Prefeitura de Umuarama, inclusive, tem realizado constantemente o plantio de mudas de ipês em áreas públicas, como parte das ações de reflorestamento da cidade.
REPORTAGEM DE ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO
Com 32,3 milhões de bilhetes gerados, mais de 3,3 milhões de consumidores concorrem ao último…
Secretaria orienta pacientes a manter cadastro atualizado e avisar UBS em caso de falta
Programa oferece 378 vagas para castração gratuita de cães e gatos
Motorista fugiu após colidir caminhonete suspeita; carga é avaliada em R$ 1,6 milhão
Escolha reforça a estratégia de diversificar os estilos musicais da Feira
Evento segue até domingo (7) com condições exclusivas, taxas atrativas e ampla oferta de veículos…
Este site utiliza cookies
Saiba mais