Umuarama

Morango do Amor viraliza nas redes e vira aposta certeira de vendas

O novo queridinho das redes sociais é o “Morango do Amor”, uma versão repaginada da clássica maçã do amor. A receita que tem ganhado o paladar — e os feeds — de milhares de pessoas combina morango fresco, brigadeiro cremoso e a tradicional calda vermelha de açúcar.

A explosão de popularidade começou no TikTok, onde o doce viralizou com milhares de publicações. No iFood e no Rappi, o preço da unidade varia entre R$ 12 e R$ 25, podendo chegar a R$ 100 em alguns casos. O sucesso se espalhou rapidamente por todo o país, atingindo não apenas as grandes confeitarias, mas também pequenos empreendedores.

Confeitaria de Umuarama surfa na onda do doce

Em Umuarama a confeiteira Beatriz Fiaux Marquezine, de 26 anos, está vivendo os efeitos positivos desse fenômeno. Fundadora da Bia Fiaux Patisserie Loja e Delivery, ela relatou para OBemdito que a procura pelo morango do amor transformou sua rotina de trabalho e impulsionou as vendas da confeitaria.

A história de Bia com a confeitaria começou em 2016, quando ingressou no curso de gastronomia. Mesmo com uma bolsa de estudos, ela buscava uma renda extra para não depender dos pais.

“Produzia de manhã e realizava as entregas à tarde. Pegava minha Biz e ia entregar na cidade inteira. Vendi cupcake, bolo de pote, entre outros”, relembra.

Do estágio em nutrição ao empreendedorismo na pandemia

Mesmo formada em nutrição, Bia percebeu que sua vocação estava na confeitaria. “Aquilo não fazia mais sentido para mim, pois eu já estava trabalhando com confeitaria há praticamente quatro anos. Ela estava expandindo demais meu horizonte”, relata.

Durante a pandemia, em 2021, ela tomou a decisão definitiva de investir no próprio negócio. O serviço de delivery foi crucial nesse período. A demanda crescente pelos produtos levou à abertura de um quiosque no Shopping Palladium Umuarama em 2022, onde permaneceu por três anos.

No início de 2025, ela decidiu migrar para uma loja de rua. “Eu queria unir a produção com a loja, pois com o quiosque no shopping, a produção era em um local e a venda em outro. Isso me impedia de estar mais próxima do público”, explica.

O morango do amor já fazia parte do cardápio

Ao contrário do que muitos pensam, o “morango do amor” não é uma novidade total para Bia. “Esse não é um doce que surgiu agora. As pessoas já produziam durante as festas juninas. Há três anos, eu trouxe pela primeira vez e não tinha visto ninguém produzindo em Umuarama”, conta.

A proposta era oferecer produtos diferentes e exclusivos na vitrine. Entretanto, como o doce exigia muito trabalho, tornou-se um item sazonal, vendido entre maio e julho.

Em maio deste ano, com a chegada da nova safra de morangos, um cliente fiel pediu que ela retomasse a produção. Bia decidiu atender ao pedido e, logo em seguida, iniciou uma nova leva. No começo, produzia de 30 a 40 unidades por dia.

“Do nada, as pessoas começaram a aparecer querendo esse morango. Achei que alguma das minhas postagens havia viralizado, mas só depois percebi que os vídeos do TikTok estavam mostrando como era difícil fazer o doce em casa. Isso levou as pessoas a procurarem quem já vendia”, afirma.

Produção salta para 500 unidades diárias

Com a demanda em crescimento exponencial, como resultado, a produção teve que ser adaptada rapidamente. “Passamos de 40 para 50, depois 100, e hoje estamos produzindo 500 unidades por dia”, diz. De acordo com ela, a empresa bateu a marca de 10 mil unidades vendidas em apenas três semanas.

“É uma coisa que veio tão de repente que não conseguimos nem assimilar direito. Continuamos com nossa agenda aberta para bolos e outros produtos, mas agora metade do nosso dia de produção está destinada ao morango do amor”, comenta.

A expertise adquirida ao longo dos anos foi essencial para lidar com a alta demanda. “Se não fosse isso, não daria conta dessa produção diária. Nosso intuito é que os clientes saibam que temos o morango do amor, mas também outros produtos”, afirma.

Mesmo com a rotina intensa, Bia revela que todos os dias acorda pensando que a produção será menor — o que ainda não aconteceu.

“Na quarta-feira (23), fiz 300 unidades de morango com ninho, 50 com brigadeiro de chocolate e 50 de uva. Comentei com uma funcionária que não ia vender tudo. Abrimos no iFood e logo depois, acabou a energia no bairro. Precisei rotear a internet do celular para o app funcionar. Assim que voltou, começaram a chegar pedidos atrás de pedidos. Às 16h, já tinha vendido todas as 400 unidades que produzi”, relata.

Faturamento bate R$ 100 mil em três semanas

Com o novo viral, a confeitaria de Bia já faturou mais de R$ 100 mil em apenas três semanas. “Nem na Páscoa, que é a época em que mais lucramos, estávamos ganhando tanto quanto agora. Acredito que esse momento vá passar nas próximas semanas, mas quem soube aproveitar, conseguiu ganhar bem”, avalia.

Para ela, o sucesso do morango do amor veio em boa hora. “Junho e julho são meses fracos para o nosso nicho, já que não há datas comemorativas relevantes. Depois do Dia dos Namorados, a demanda costuma cair. Então, o morango do amor está ajudando muito a melhorar nosso faturamento”, destaca.

Apesar do sucesso, ela faz um alerta: o doce precisa ser consumido no mesmo dia. “Se não for, a casquinha perde a crocância, o brigadeiro amolece e o morango solta água. Por isso é tão difícil produzir em larga escala para vários dias. Mas quem quiser, pode nos procurar”, garante.

A Bia Fiaux Patisserie Loja e Delivery está localizada na avenida Presidente Getúlio Vargas, 4688, em Umuarama. O atendimento via WhatsApp é pelo número (44) 98832-6085. No Instagram, o perfil @biafiauxpatisserie reúne novidades, bastidores da produção e as delícias criadas pela confeitaria.

Leia também: McDonald’s inicia obras em Umuarama com inauguração prevista para dezembro

Vídeo: Stephanie Gertler/OBemdito
Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

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