Paraná

Aulas da rede estadual recomeçam na segunda com 988 novos professores

O segundo semestre letivo da rede estadual do Paraná começa na próxima segunda-feira (28) com novidades para os mais de 1 milhão de estudantes. A volta às aulas contará com a chegada de novos professores efetivos às salas de aula e reforço na climatização. Haverá também novos embarques dos programas Ganhando o Mundo, Ganhando o Mundo Agrícola, Ganhando o Mundo Diretor e Ganhando o Mundo Professor.

Entre os destaques do semestre estão ainda medidas de valorização profissional, melhorias na infraestrutura e novas entregas para o ambiente escolar. “O objetivo é assegurar condições ainda mais adequadas para o aprendizado em todas as regiões do Paraná. Nosso foco é o fortalecimento pedagógico, a inclusão e o atendimento integral dos estudantes”, destaca o secretário de Estado da Educação (Seed-PR), Roni Miranda.

Mais professores na rede estadual

O segundo semestre letivo começa com reforço importante nas salas de aula da rede estadual: a chegada de 988 novos professores nomeados por meio do concurso público realizado em 2023. Os profissionais vão atuar em diversas disciplinas e atender escolas dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná, fortalecendo o quadro permanente do magistério.

Essa é a maior contratação via concurso em mais de uma década e eleva para mais de 4,5 mil o total de docentes efetivados nos últimos anos.

Leia também: Aluno de Douradina que representará o país em global de IA é recebido no Palácio Iguaçu.

Além dos novos ingressantes, o segundo semestre também marca a ampliação da jornada de trabalho para 2 mil professores da rede. Eles terão a possibilidade de dobrar o padrão, passando de 20 para 40 horas semanais. A medida garante mais estabilidade e melhores condições salariais ao mesmo tempo em que reforça o vínculo do professor com a escola e os estudantes.

Além disso, o Estado promove outras iniciativas de valorização e formação, como o envio de 250 docentes ao Canadá pelo programa Ganhando o Mundo Professor, Bem como, a participação de 2 mil profissionais no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), promovido em parceria com as universidades estaduais.

Aparelhos de ar-condicionado

Para antecipar a preparação dos ambientes escolares para as estações quentes, no fim do último trimestre foram entregues 11 mil novos aparelhos de ar-condicionado para escolas da rede estadual, garantindo que as salas de aulas estejam ainda mais confortáveis.

A expectativa da Seed-PR é instalar cerca de 20 mil equipamentos até o fim de 2025. Dessa forma, a Secretaria ampliará significativamente a climatização das salas de aula.

Ganhando o Mundo

O novo semestre também promete movimentar o saguão de embarques do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Isso porque acontecerão novos embarques pelos programas Ganhando o Mundo, Ganhando o Mundo Agrícola, Ganhando o Mundo Diretor e Ganhando o mundo Professor.

Entre 17 e 20 de agosto, os 100 alunos de escolas agrícolas selecionados para a versão agro do programa embarcam para os Estados Unidos. No mesmo mês, mais 150 intercambistas da versão regular do Ganhando o Mundo viajarão para o Reino Unido. Enquanto outros 75 seguirão para a Irlanda em setembro, ampliando o contato com culturas e metodologias educacionais diversificadas. Com estes últimos embarques, encerra-se a edição 2025 da qual participam 1.300 alunos da rede estadual.

Paralelamente, 200 diretores da rede terão a oportunidade de conhecer de perto as práticas de gestão pedagógica no Chile. O país possui estrutura de políticas públicas e formação continuada eficientes. Os embarques acontecem em setembro e novembro.

Além dos alunos e gestores, o Ganhando o Mundo Professor levará 250 docentes para um intercâmbio no Canadá. O objetivo é fortalecer a formação contínua, a qualificação profissional e o aprimoramento das práticas pedagógicas.

(Informações: AEN)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais