Desenvolver uma educação comprometida com valores de cooperação e participação é o alicerce do Programa Cooperativa Mirim do Sicoob Arenito. A primeira experiência foi efetivada em Tapira, na Escola Municipal Campo Sales e foi realizada por crianças de 8 a 10 anos. O sucesso do projeto pode ser comprovado pela promoção de cidadania entre os participantes.
A analista de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob Arenito, Geovana Carmo da Cunha, detalha que a Cooperativa Mirim incentiva aprendizagens que favorecem a iniciativa, a comunicação, a sociabilidade, a liderança e a reflexão dos estudantes sobre suas próprias práticas.
“A partir dos princípios cooperativistas, o projeto, que já tem 10 anos no Brasil, possui uma metodologia apoiada em práticas pedagógicas que disseminam os princípios do cooperativismo, como também preparam uma nova geração e promovem transformações duradouras”, comenta Cunha.
Um dos pontos mais positivos de maior destaque da Cooperativa Mirim é o aumento da valorização da coletividade e desenvolvimento de postura colaborativa entre crianças, jovens e professores participantes do programa. Como observa o gerente da agência Sicoob Arenito de Tapira, Alisson Frederico Reis de Oliveira.
“Estamos preparando novas gerações para a transformação. O programa tem crescido e se desenvolvido ao redor de todo país, em ações de formação de professores e de empoderamento de crianças e jovens”, informa Oliveira.
Leia também: Sicoob abre pré-venda para shows da dupla Jorge & Mateus, embaixadores da cooperativa
A Cooperativa Mirim do Sicoob Arenito é uma associação de alunos que, sob a orientação de um professor orientador, se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo.
“Na Escola Municipal Campo Sales, em Tapira, o objeto de aprendizagem escolhido e colocado em prática é a constituição de uma horta escolar. A iniciativa permite a inserção de estudos de diversas disciplinas e conteúdos didáticos, estimulando a aprendizagem”, expõe Geovanna Carmo da Cunha.
O sucesso do projeto levou o Sicoob Arenito programar a abertura de novas cooperativas mirins em outros municípios.
“No cronograma está a Escola Municipal Professor Walter Bergman, em Ivaté, e no Centro de Convivência – Cras, de Tuneiras do Oeste, além de uma nova estrutura no Colégio Estadual Cívico-Militar Castelo Branco, também em Tapira. O Programa Cooperativa Mirim pode ser realizado com crianças e adolescentes, sendo uma forma de demonstrar o compromisso do Sicoob Arenito com a nova geração e com os municípios onde estamos inseridos”, finaliza Geovanna.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais