Paraná

Cooperativa Mirim do Sicoob encaminha crianças e adolescentes ao mundo do cooperativismo

Desenvolver uma educação comprometida com valores de cooperação e participação é o alicerce do Programa Cooperativa Mirim do Sicoob Arenito. A primeira experiência foi efetivada em Tapira, na Escola Municipal Campo Sales e foi realizada por crianças de 8 a 10 anos. O sucesso do projeto pode ser comprovado pela promoção de cidadania entre os participantes.

A analista de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob Arenito, Geovana Carmo da Cunha, detalha que a Cooperativa Mirim incentiva aprendizagens que favorecem a iniciativa, a comunicação, a sociabilidade, a liderança e a reflexão dos estudantes sobre suas próprias práticas.

“A partir dos princípios cooperativistas, o projeto, que já tem 10 anos no Brasil, possui uma metodologia apoiada em práticas pedagógicas que disseminam os princípios do cooperativismo, como também preparam uma nova geração e promovem transformações duradouras”, comenta Cunha.

Um dos pontos mais positivos de maior destaque da Cooperativa Mirim é o aumento da valorização da coletividade e desenvolvimento de postura colaborativa entre crianças, jovens e professores participantes do programa. Como observa o gerente da agência Sicoob Arenito de Tapira, Alisson Frederico Reis de Oliveira.

“Estamos preparando novas gerações para a transformação. O programa tem crescido e se desenvolvido ao redor de todo país, em ações de formação de professores e de empoderamento de crianças e jovens”, informa Oliveira.

Leia também: Sicoob abre pré-venda para shows da dupla Jorge & Mateus, embaixadores da cooperativa

O programa

A Cooperativa Mirim do Sicoob Arenito é uma associação de alunos que, sob a orientação de um professor orientador, se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo.

“Na Escola Municipal Campo Sales, em Tapira, o objeto de aprendizagem escolhido e colocado em prática é a constituição de uma horta escolar. A iniciativa permite a inserção de estudos de diversas disciplinas e conteúdos didáticos, estimulando a aprendizagem”, expõe Geovanna Carmo da Cunha.

O sucesso do projeto levou o Sicoob Arenito programar a abertura de novas cooperativas mirins em outros municípios.

“No cronograma está a Escola Municipal Professor Walter Bergman, em Ivaté, e no Centro de Convivência – Cras, de Tuneiras do Oeste, além de uma nova estrutura no Colégio Estadual Cívico-Militar Castelo Branco, também em Tapira. O Programa Cooperativa Mirim pode ser realizado com crianças e adolescentes, sendo uma forma de demonstrar o compromisso do Sicoob Arenito com a nova geração e com os municípios onde estamos inseridos”, finaliza Geovanna.

PUBLIEDITORIAL

Recent Posts

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

7 minutos ago

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

37 minutos ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

1 hora ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

1 hora ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

2 horas ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais