Umuarama

Umuarama realiza a 3ª Caminhada do Meio-Dia em combate ao feminicídio

A cidade de Umuarama participou da 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia nesta terça-feira (22). Esta é uma mobilização simbólica e poderosa em alusão ao combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. O evento reuniu dezenas de participantes, entre representantes da sociedade civil, servidores públicos, lideranças comunitárias e autoridades.

Com saída da Praça Miguel Rossafa, a caminhada percorreu trechos centrais da cidade. O evento reforçou a importância do engajamento coletivo na defesa da vida das mulheres e na promoção da igualdade de gênero. A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu a Caminhada do Meio-Dia com o apoio da Delegacia da Mulher e forças de segurança.

A delegada Fernanda Bertoco, titular da Delegacia da Mulher de Umuarama, participou ativamente da caminhada. Ela destacou o papel fundamental da conscientização social no enfrentamento à violência de gênero.

“A violência contra a mulher é um problema estrutural e exige uma resposta firme da sociedade. Eventos como este são importantes para mostrar que as mulheres não estão sozinhas e que há uma rede de proteção disponível”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Luiza Vicente Bertoco, enfatizou a importância da união entre poder público e comunidade para garantir proteção e dignidade às vítimas. “A caminhada é uma forma de dar visibilidade a uma causa urgente. Nosso compromisso é ampliar as ações de acolhimento, orientação e empoderamento. O objetivo é que nenhuma mulher tenha que conviver com o medo”, destacou.

Autoridades das polícias Civil e Militar também participaram do ato. Dessa forma, reforçaram a integração entre os órgãos de segurança no combate ao feminicídio e na prevenção à violência doméstica.

Caminhada promove conscientização

A Caminhada do Meio-Dia já se consolidou como uma ação de conscientização permanente no calendário do município. O evento visa levar a população a refletir, durante o cotidiano, sobre a necessidade de denunciar abusos. Bem como, fortalecer redes de apoio e promover uma cultura de paz e respeito.

A Prefeitura de Umuarama reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres. Além disso, o Executivo seguirá promovendo ações integradas para prevenir, acolher e proteger todas aquelas que são vítimas de qualquer forma de violência.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Motociclista fica ferido após colisão no trevo do Gauchão, em Umuarama

Um motociclista ficou ferido após se envolver em uma colisão no trevo do Gauchão, na…

50 minutos ago

PM conduz casal à Delegacia de Umuarama após discussão, agressões, invasão e danos

A PM (Polícia Militar) conduziu um casal de Umuarama à Delegacia após uma ocorrência de…

1 hora ago

PM e Guarda Municipal de Altônia localizam indivíduo procurado pela justiça

A Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal de Altônia uniram forças para localizar e…

2 horas ago

Júpiter estará visível a olho nu neste sábado; umuaramenses devem torcer para chuva parar

Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar, dominará o céu noturno deste sábado (10),…

2 horas ago

Umuarama: Condutor fica ferido após grave colisão contra poste na avenida Portugal

Um condutor de 20 anos ficou ferido após uma grave colisão contra um poste na…

3 horas ago

Amigos e familiares se despedem de Marcel Ricardo de Freitas Ribeiro

Amigos e familiares se despedem neste sábado de Marcel Ricardo de Freitas Ribeiro, de 46…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais