Foto: Danilo Martins/Arquivo OBemdito
O Inmet divulgou nesta sexta-feira (18) um alerta amarelo indicando a possibilidade de umidade relativa do ar baixa em Umuarama. O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia entrou em vigência às 10h05 e segue ativo até às 22h desta sexta.
Neste período, o percentual de umidade relativa do ar pode ficar entre 20% e 30%. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), por volta das 13h30 o índice era de 53% em Umuarama, nível considerado normal.
A baixa umidade relativa do ar pode contribuir para ocorrências de incêndios florestais ou ocasionar complicações para a saúde. Conforme o Inmet, em casos de baixa umidade relativa do ar, as instruções para a população são:
– Beba bastante líquido.
– Evite desgaste físico nas horas mais secas.
– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para o corpo humano varia entre 40% e 70%. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Além de Umuarama e municípios próximos, o aviso amarelo do Inmet abrange partes do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Os últimos dias foram de baixa umidade relativa do ar, inclusive com o Inmet divulgando outros alertas.
O Simepar divulgou que, após aproximadamente 20 dias sem chuva, algumas cidades paranaenses registraram a umidade relativa do ar baixa. O fenômeno acontece principalmente nos períodos da tarde. Londrina chegou a 29,8% na quinta-feira (17), Loanda a 26% no sábado (12) e Altônia a 29% no domingo (13).
Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar, explica o que está acontecendo no Paraná. “O frio ameniza momentaneamente o quadro de baixa umidade relativa do ar. Porém, a falta de chuva mantém alto o risco para incêndios florestais, principalmente na região Norte do Paraná. Além disso, mantém baixa a qualidade do ar, já que há muito material particulado na atmosfera, como poeira e poluição”, informa.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais