Esporte

Delegação umuaramense se prepara para os Jogos do Idoso do Paraná

Equipes de Umuarama estão se preparando para compor a delegação que representará a cidade nos Jogos do Idoso do Paraná 2025 (JIDOs), A disputa será em Guaratuba, no Litoral, de 3 a 9 de novembro. Homens e mulheres acima de 65 anos compõe as equipes que estarão na disputa.

Cerca de 90 idosos treinam três vezes por semana para fazer bonito em nome da Capital da Amizade. O treinamento acontece nos ginásios de esportes Amário Vieira da Costa e Mário Oncken, no período da manhã. A Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) oferta as modalidades de handebol, voleibol e basquetebol. A prática esportiva é adaptada para a idade dos participantes.

Praticar esportes na terceira idade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos idosos e, além disso, os jogos contribuem para um envelhecimento ativo e saudável. “Os professores e estagiários da Secretaria de Esportes e Lazer escolhem atividades e exercícios adequados às capacidades. Bem como, às condições dos membros do Projeto Vida Ativa, Melhor Idade/Treinamento. A Smel faz o acompanhamento minucioso e profissional”, disse o secretário Gentil Soares de Lima, que coordena o setor.

Entre os benefícios aos praticantes e integrantes do projeto nestas atividades, o secretário destaca o fortalecimento muscular e ósseo, com potente aumento da força. Além disso, há aumento da flexibilidade e equilíbrio, melhora da coordenação motora, bem-estar físico e mental. Por fim, o esporte previne doenças crônicas degenerativas e ajuda na manutenção da autonomia e independência.

No ano passado as equipes de Umuarama tiveram conquistas importantes nos Jogos do Idoso (relembre aqui).

Apoio à delegação que competirá nos Jogos do Idoso

O prefeito Fernando Scanavaca tem acompanhado o andamento destas atividades. Além do apoio e incentivo, autorizou nesta semana o edital para contratação de 24 técnicos esportivos especializados para a Smel. “Dentro deste reforço, alguns vão atuar nas atividades desportivas e ginástica para os idosos. O objetivo é aumentar o número de atendimento a comunidade”, acrescentou Gentil.

“Estas ações e este projeto nos enchem de orgulho, pois participamos do seu início – na elaboração e implantação. E hoje percebemos o quanto ele serve de espelho aos adolescentes e jovens. Eles veem claramente nos nossos idosos a importância de se inserirem em práticas desportivas formais e não formais”, considerou o secretário de Esportes e Lazer.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

1 hora ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

2 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

3 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

3 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais