Cotidiano

Delegado fala sobre prisão de morador de Alto Piquiri por tortura contra mãe e cunhada

O delegado Isaías Cordeiro de Lima, responsável pela Delegacia de Alto Piquiri, divulgou um vídeo para explicar a prisão de um homem que torturava duas idosas. As vítimas são a mãe e a cunhada do autor, que têm 90 anos e 80 anos de idade, respectivamente.

As equipes da Polícia Civil (PCPR) e da Polícia Militar (PM) de Alto Piquiri realizaram a Operação Retomada nesta segunda-feira (14). O objetivo foi cumprir um mandado de prisão e outro de busca e apreensão em desfavor do homem de 64 anos.

De acordo com o delegado, a investigação aponta que o autor cometeu os crimes de tortura, lesão corporal, maus tratos e ameaça. A equipe da Delegacia de Alto Piquiri é responsável pela investigação do caso. A operação contou com a atuação de três policiais civis e três militares lotados na comarca de Alto Piquiri.

Tortura em Alto Piquiri

Isaías explicou que a investigação teve início após uma das vítimas (cunhada) registrar a ocorrência e solicitar medida protetiva. Isso aconteceu em dezembro de 2024. A autora informou que o suspeito praticou os crimes em 2024, porém, ela não soube precisar as datas. Na época do registro, a genitora já residia em um lar de idosos e a cunhada se mudou para a casa de familiares.

“As violências mencionadas consistiam em aplicação de choques elétricos, principalmente na genitora. Em relação à cunhada, houve lançamento de uma lata na cabeça da vítima e corte do cabelo com uma faca, restrição de alimentação. Sempre mediante ameaça. A princípio, não houve motivação para a prática da violência. Por isso, a conclusão é que decorrem do próprio comportamento habitual agressivo do autor”, informa o delegado. De acordo com as vítimas, o autor praticou os atos de agressão pelo menos duas vezes contra cada vítima.

Conforme o delegado, a PCPR deve interrogar o suspeito na quarta-feira (16). Ele acrescenta que a Polícia Civil de Alto Piquiri segue com diligências para elucidar totalmente a situação.

Denúncia e investigações

Isaías disse que, apesar da denúncia ter ocorrido em dezembro de 2024, somente agora foi possível verificar totalmente o fato. Bem como representar pela medida de prisão preventiva do indivíduo, além da busca e apreensão domiciliar.

“Essa demora decorre de o fato envolver idosos, o que é de difícil elucidação. isso em razão de vários detalhes que às vezes os idosos não conseguem repassar em um primeiro momento. A investigação foi se aprofundando até que conseguimos chegar ao resultado suficiente para representar pela prisão preventiva”, informou o delegado.

Durante as diligências, os agentes de segurança localizaram e apreenderam vários objetos relacionados aos crimes apurados. Entre eles, dois aparelhos celulares, dois dispositivos de choque, uma algema e uma bengala contendo um objeto perfurante em sua extremidade. Além disso, o trabalho resultou na apreensão de 13 munições de arma de fogo de diversos calibres. Em virtude da posse irregular das munições, a PCPR também prendeu o homem em flagrante.

Os policiais encaminharam o idoso alvo da operação para a unidade prisional de Iporã-PR, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Tornado destrói imóveis e deixa moradores sem energia no Rio Grande do Sul

Um tornado atingiu Santo Augusto, no noroeste do Rio Grande do Sul, na madrugada de…

17 minutos ago

PM apreende Jetta com escapamento irregular e aborda motorista sem CNH em Umuarama

A Polícia Militar apreendeu um VW Jetta na madrugada deste domingo (8), após flagrar o…

34 minutos ago

Domingo ameno antecede semana de calor em Umuarama, com máximas de 30°C

Umuarama terá uma semana de elevação gradual das temperaturas, segundo o Sistema de Tecnologia e…

56 minutos ago

Homem descumpre medida protetiva e é flagrado dentro da residência da ex em Umuarama

A medida protetiva concedida pela Justiça não impediu que um homem de 37 anos invadisse…

11 horas ago

Balanço do 25º BPM aponta aumento de 94% nas mortes no trânsito de Umuarama

O número de mortes no trânsito em Umuarama e nos municípios atendidos pelo 25º Batalhão…

12 horas ago

Umuarama: Menino de 10 anos vê padrasto agredindo mãe e liga para o Samu pedindo socorro

Um menino de 10 anos ligou para a central do Samu para pedir socorro urgente…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais