Umuarama

Exposição de peças em cerâmica está aberta à visitação no Centro Cultural

A exposição do artista plástico Márcio Costa, Sopro Ateliê de Cerâmica, permanece até o dia 15 de julho disponível para visitação. As obras estão expostas no Centro Cultural Vera Schubert. A Fundação Cultural de Umuarama organizou a exposição.

De acordo com o artista, o empreendimento nasceu de um sonho antigo do arquiteto, professor universitário, muralista e ceramista. Márcio atua na arquitetura há 15 anos e, além disso, há 12 dedica-se também ao ensino superior.

Com um olhar sensível para o tempo, o movimento e a transformação — princípios que regem tanto a vida quanto a arte da cerâmica —, Márcio Costa criou o ateliê. Dessa forma, ele entende que este é um espaço de criação, partilha e aprendizado.

“Há 10 meses, o ‘Sopro’ tem sido um ponto de encontro para pessoas que sonham em aprender cerâmica manual. Hoje, 25 alunos, distribuídos em seis turmas, encontram ali mais do que uma prática artística. Encontram escuta, afeto e pertencimento”, define o professor e artista plástico.

Cerâmica ensina a desacelerar

Segundo ele, mais do que um curso, o manuseio da cerâmica é um convite para desacelerar. Bem como, tocar a matéria, ouvir o tempo da argila e experimentar o poder da transformação com as próprias mãos. “O nome ‘Sopro’ carrega esse sentido poético. É um lembrete de que a vida é breve, fluida, e que cada peça moldada carrega emoções, memórias, cuidado e o sopro leve da vida em movimento”, resume.

De acordo com o chefe de Ação Cultural da fundação, Alessandro Salgado, cada encontro no ateliê é um abraço no tempo. Além disso, ele entende o ateliê como um espaço onde criar é também cuidar, e onde a arte é costurada pelo afeto. “É este universo que estamos recebendo no Centro Cultural e a população está convidada a prestigiar. A entrada é gratuita”, convida ele.

Leia também: Cabeleireiro monta ateliê de vasos no salão e encanta clientes em Umuarama.

SERVIÇO

– Exposição: Sopro Ateliê de Cerâmica

– Local: Centro Cultural Vera Schubert

– Período de visitação: de 4 a 15 de julho

– Horários: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

– Entrada franca

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

8 minutos ago

De R$ 0 a R$ 3,13 milhões: Saiba quanto cada candidato de Umuarama e região recebeu do Fundo Eleitoral

O financiamento de campanhas via fundo eleitoral registra uma discrepância gritante entre as candidaturas da…

38 minutos ago

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

1 hora ago

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

2 horas ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

2 horas ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais