Brasil

Brasil atinge a triste marca de 400 mil mortos pela Covid-19

Uma em cada cinco mortes notificadas no país (21,7%) desde março do ano passado é decorrente da doença

29 de abril de 2021 16h25

O Brasil atingiu na tarde desta quinta-feira (29) a triste marca de 400.021 óbitos em decorrência da tragédia da Covid-19. As informações são do consórcio de veículos de imprens, formado por TV Globo, jornal O Globo, Folha de S. Paulo, Uol e Estado de S. Paulo.

Em meio a falta de vacinas e um governo questionado em CPI por sua ação na pandemia, o peso do novo coronavírus sobre o sistema de saúde também surge em outro indicador — uma em cada cinco mortes notificadas no país (21,7%) desde março do ano passado é decorrente da doença.

O índice foi calculado a partir de dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), entidade que representa todos os cartórios do país. 

A primeira morte provocada pela pandemia, segundo registros oficiais, ocorreu no dia 17 de março do ano passado. Desde aquele mês, o Brasil contabilizou 1.843.281 óbitos totais. A associação assinala que os cartórios são responsáveis pelo fornecimento de dados — e o número, portanto, pode estar defasado — mas a relação de um quinto deve permanecer. 

Com informações de O Globo.