Umuarama

Umuarama inicia revisão do Plano Diretor com foco participativo e soluções antecipadas

O município de Umuarama iniciou, nesta terça-feira (8), o processo de revisão do Plano Diretor, principal instrumento legal de organização do crescimento urbano da cidade. A nova proposta, apresentada no auditório da Prefeitura, prevê ampla participação da comunidade por meio de 20 audiências públicas temáticas e aposta em um modelo que visa antecipar problemas urbanos e de proposta de soluções com base em dados e planejamento técnico.

O evento contou com a presença do prefeito Fernando Scanavaca, vereadores, secretários municipais, representantes de universidades e diversas lideranças locais. O objetivo do novo plano é estabelecer diretrizes para o uso e ocupação do solo, mobilidade urbana, habitação, saneamento, meio ambiente e acesso a serviços públicos.

“Essa revisão não é para beneficiar A, B ou C. É para beneficiar toda a cidade. Precisamos pensar Umuarama para o futuro e isso só será possível com a participação de todos”, declarou o prefeito, durante o evento, que se estendeu à tarde, em uma coletiva à imprensa para pontuar a necessidade da participação da população e na necessidade de planejar antecipando a resoluções de possíveis problemas.

As discussões do novo Plano Diretor serão conduzidas em conjunto pelas secretarias municipais, especialmente as de Aceleração Econômica e Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) e as instituições de ensino Unipar, UEM, UniAlfa e IFPR.

A população poderá participar das audiências públicas temáticas, que terão início nesta sexta-feira (11), a partir das 18h na Unialfa, com a primeira rodada de debates sobre desenvolvimento econômico. Os encontros serão realizados nas universidades participantes. Todas as informações estão disponíveis no site oficial da revisão, onde também é possível se inscrever por tema e registrar propostas.

“Queremos um plano com a cara da cidade, que identifique nossas reais problemáticas e proponha soluções viáveis. Isso só é possível com escuta e participação popular”, reforçou o secretário de Aceleração Econômica, Sérgio Vercezi, que também apresentou a metodologia adotada com base em diretrizes do Ministério das Cidades.

Planejar para não remediar

Para o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco dos Santos, o plano deve ser capaz de organizar o crescimento da cidade com antecedência. “Não queremos só regulamentar o que já existe. Precisamos hierarquizar vias futuras, prever áreas de expansão, pensar onde haverá avenidas, áreas residenciais, industriais. O crescimento precisa ser planejado e ordenado”, afirmou.

Ele lembrou que o Plano Diretor inclui leis essenciais, como as de uso e ocupação do solo, parcelamento, sistema viário, perímetro urbano e código de obras, que serão atualizadas com base na nova realidade de Umuarama.

Um chamado à comunidade

O presidente do CDU, Valcir Simão, reforçou o convite à sociedade: “Esperamos que a comunidade participe com mente aberta, para pensar o coletivo e construir soluções verdadeiras para os próximos anos”. A presidente da Aciu, Carla Frasquette, celebrou o momento como “uma oportunidade histórica para definir os rumos do desenvolvimento urbano de forma conjunta”.

Já o presidente da Câmara, Luiz Antonio Caviquioli, destacou a necessidade de atualizar e corrigir gargalos existentes: “Queremos um plano moderno, que traga melhorias concretas e ajude a cidade a trilhar um novo caminho”.

Caminho coletivo

Para o prefeito Fernando Scanavaca, a construção do novo plano deve refletir os sonhos e as necessidades da população. “A cidade que queremos passa por esse debate. Discutam, participem, tragam ideias. O plano será o espelho do que a sociedade deseja construir para o futuro de Umuarama”, concluiu.

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais