Umuarama

Umuarama realizou 14ª Conferência Municipal da Assistência Social com foco no SUAS

Umuarama sediou nos dias 3 e 4 de julho a 14ª Conferência Municipal da Assistência Social, nas dependências da UniAlfa Faculdade. O evento teve como foco os 20 anos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Representantes do poder público, sociedade civil organizada, usuários da política social e demais interessados participaram da conferência.

A iniciativa foi promovida pelo Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), com o suporte da Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. “O objetivo foi avaliar as políticas públicas da área e construir, de forma participativa, propostas para o fortalecimento do SUAS”, destacou a presidente do CMAS, a servidora municipal Ivone Urbanski.

A conferência foi aberta à participação de diversos segmentos sociais, nas categorias de delegado, delegado nato, convidado ou observador. “A conferência municipal tem papel fundamental na avaliação da política de assistência social, propondo diretrizes que garantam maior efetividade, inclusão e resposta às demandas de grupos em situação de vulnerabilidade social”, apontou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, na abertura do evento.

Pré-conferências

Como preparação, foram realizadas quatro pré-conferências nos dias 9 e 10 de junho nos Cras I e III, no Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE/PR) e no Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju), reunindo diferentes públicos e coletando contribuições para a conferência geral.

Nos dois dias de programação – aberta na noite de quinta-feira, 3 – o participantes acompanharam palestras, debates temáticos, discussões em grupo, leitura e aprovação de moções e a escolha dos delegados que representarão Umuarama na etapa estadual, além de apresentações culturais. Ao longo desta sexta-feira foram realizadas oficinas temáticas, elaboração de propostas e votação de moções.

Após o almoço, a conferência seguiu com nova apresentação cultural, finalização das propostas, eleição dos delegados para a 15ª Conferência Estadual e o encerramento ocorreu após o coffee break, previsto para as 17h30.

Eixos de discussão

Cinco eixos nortearam as discussões: Universalização do acesso ao SUAS; Inovação, gestão descentralizada e valorização dos profissionais da assistência; Integração entre benefícios e serviços socioassistenciais; Transparência na gestão democrática, informação e comunicação; e Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento.

“Agora as propostas serão encaminhadas para a conferência estadual e poderão participar, mais adiante, da conferência nacional, resultando em benefícios na área de assistência social para todo o país. Estaremos representados pelos nossos delegados, eleitos nesta etapa municipal”, completou a secretária Maria Luisa Bertoco.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

9 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

10 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

10 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

11 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

11 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais