Fotos: Assessoria PMU
O Paraná dominou o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Handebol Juvenil, que aconteceu em Umuarama. O Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa foi palco de grandes confrontos nas categorias masculina e feminina.
O evento integrou as comemorações dos 70 anos de Umuarama e terminou no sábado (28). A semana foi repleta de disputas intensas e de alto nível técnico. O torneio foi um verdadeiro sucesso de organização, público e desempenho esportivo.
A competição reuniu atletas de 16 a 18 anos de diversas regiões do país. A organização aconteceu através de uma parceria entre a Prefeitura de Umuarama, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e a Liga de Handebol do Paraná (LHPR).
Nas decisões do sábado, a Seleção do Paraná demonstrou sua força e tradição na base do handebol nacional. O grupo conquistou os títulos nos dois naipes de forma invicta.
A seleção feminina do Paraná derroutou o time do Mato Grosso por 28 a 18. A decisão do 3º lugar ficou: Mato Grosso do Sul 26 x 24 Distrito Federal). A final do masculino terminou com o Paraná vencendo a equipe do Mato Grosso por 30 a 28. E o 3º lugar ficou o selecionado do Mato Grosso do Sul, que venceu o Distrito Federal por 34 a 19.
Além dos troféus coletivos, o evento reconheceu os destaques individuais da competição. O goleiro Paulo Henrique dos Santos Damas, de Umuarama, recebeu o título de melhor do campeonato. Paulo Henrique integrou a seleção masculina do Paraná ao lado de outros dois atletas locais da equipe Umuarama/AHDU.
O campeonato de handebol também teve impacto positivo fora das quadras em Umuarama. Durante os sete dias de competição, a cidade recebeu delegações de diversos Estados. Tal fato movimentou a economia local, especialmente nos setores de hotelaria, alimentação e turismo. O evento ainda deixou um importante legado social, ao inspirar crianças e jovens a se envolverem com o esporte.
O prefeito Fernando Scanavaca acompanhou de perto as disputas, ao lado do secretário de Esportes e Lazer, Gentil Soares de Lima. Os dois participaram da cerimônia de premiação. Em seu discurso, Scanavaca destacou o comprometimento da gestão com o esporte e anunciou futuros investimentos no handebol em Umuarama.
“Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o esporte local, ampliando as oportunidades para nossas crianças e jovens. Eventos como esse mostram que Umuarama está pronta para receber grandes competições e ser referência no esporte nacional”, afirmou Scanavaca.
A Liga de Handebol do Paraná, por sua vez, recebeu o reconhecimento pelo trabalho consistente na formação de atletas e no fortalecimento das seleções estaduais. A LHPR promove competições em todas as faixas etárias, do sub-8 ao +60. Além disso, oferece suporte técnico e logístico para o desenvolvimento das seleções durante todo o ano.
Ao final do evento, o sentimento era de missão cumprida, de acordo com secretário Gentil Soares de Lima. “Umuarama celebrou seu aniversário com um espetáculo esportivo de handebol à altura de sua história. E mais do que medalhas e troféus, o campeonato deixou uma importante mensagem: o esporte é ferramenta de transformação, integração e desenvolvimento para toda a comunidade”.
O campeonato contou com o apoio da Copel, Sanepar e BRDE, sendo viabilizado por projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais