Fotos: Assessoria PMU
O Paraná dominou o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Handebol Juvenil, que aconteceu em Umuarama. O Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa foi palco de grandes confrontos nas categorias masculina e feminina.
O evento integrou as comemorações dos 70 anos de Umuarama e terminou no sábado (28). A semana foi repleta de disputas intensas e de alto nível técnico. O torneio foi um verdadeiro sucesso de organização, público e desempenho esportivo.
A competição reuniu atletas de 16 a 18 anos de diversas regiões do país. A organização aconteceu através de uma parceria entre a Prefeitura de Umuarama, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e a Liga de Handebol do Paraná (LHPR).
Nas decisões do sábado, a Seleção do Paraná demonstrou sua força e tradição na base do handebol nacional. O grupo conquistou os títulos nos dois naipes de forma invicta.
A seleção feminina do Paraná derroutou o time do Mato Grosso por 28 a 18. A decisão do 3º lugar ficou: Mato Grosso do Sul 26 x 24 Distrito Federal). A final do masculino terminou com o Paraná vencendo a equipe do Mato Grosso por 30 a 28. E o 3º lugar ficou o selecionado do Mato Grosso do Sul, que venceu o Distrito Federal por 34 a 19.
Além dos troféus coletivos, o evento reconheceu os destaques individuais da competição. O goleiro Paulo Henrique dos Santos Damas, de Umuarama, recebeu o título de melhor do campeonato. Paulo Henrique integrou a seleção masculina do Paraná ao lado de outros dois atletas locais da equipe Umuarama/AHDU.
O campeonato de handebol também teve impacto positivo fora das quadras em Umuarama. Durante os sete dias de competição, a cidade recebeu delegações de diversos Estados. Tal fato movimentou a economia local, especialmente nos setores de hotelaria, alimentação e turismo. O evento ainda deixou um importante legado social, ao inspirar crianças e jovens a se envolverem com o esporte.
O prefeito Fernando Scanavaca acompanhou de perto as disputas, ao lado do secretário de Esportes e Lazer, Gentil Soares de Lima. Os dois participaram da cerimônia de premiação. Em seu discurso, Scanavaca destacou o comprometimento da gestão com o esporte e anunciou futuros investimentos no handebol em Umuarama.
“Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o esporte local, ampliando as oportunidades para nossas crianças e jovens. Eventos como esse mostram que Umuarama está pronta para receber grandes competições e ser referência no esporte nacional”, afirmou Scanavaca.
A Liga de Handebol do Paraná, por sua vez, recebeu o reconhecimento pelo trabalho consistente na formação de atletas e no fortalecimento das seleções estaduais. A LHPR promove competições em todas as faixas etárias, do sub-8 ao +60. Além disso, oferece suporte técnico e logístico para o desenvolvimento das seleções durante todo o ano.
Ao final do evento, o sentimento era de missão cumprida, de acordo com secretário Gentil Soares de Lima. “Umuarama celebrou seu aniversário com um espetáculo esportivo de handebol à altura de sua história. E mais do que medalhas e troféus, o campeonato deixou uma importante mensagem: o esporte é ferramenta de transformação, integração e desenvolvimento para toda a comunidade”.
O campeonato contou com o apoio da Copel, Sanepar e BRDE, sendo viabilizado por projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
(Informações: Assessoria PMU)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais