Umuarama

Scanavaca anuncia que pretende pavimentar 60 km de estradas sem onerar proprietários rurais

Umuarama deve executar um grande pacote de pavimentação asfáltica em estradas rurais que contemplará vários trechos. Nos próximos três anos e meio, o prefeito Fernando Scanavaca pretende asfaltar partes de 20 estradas, que totalizam cerca de 60 km. O projeto inclui as três vilas rurais de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza.

Além dos benefícios que essa infraestrutura assegura ao setor produtivo, à qualidade de vida e à segurança das famílias que vivem no campo, o prefeito anunciou outra novidade: é bem possível que não haja cobrança pelo serviço aos proprietários rurais.

O projeto foi discutido nesta quarta-feira, 25, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Umuarama, onde foram apresentadas as propostas estratégicas para as obras de pavimentação asfáltica de importantes estradas rurais do município.

O investimento é estimado em cerca de R$ 55 milhões, entre próprios municipais e repasses do governo do Estado a fundo perdido. “As sugestões visam melhorar o escoamento da produção agrícola, garantir mais segurança no transporte escolar e facilitar o acesso dos moradores da zona rural aos serviços urbanos”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Geraldo Remor Pikler, que representou o prefeito no encontro.

Estradas contempladas

As maiores extensões para pavimentação, previstas nos estudos, estão nas estradas Divisora/ Alto Alegre (14,1 km), Moema (6,1 km) e Drongo (5,3 km). Também serão contemplados trechos das estradas Beija-Flor, Cedro, Pioneiros I e II (Lovat), acesso ao cemitério de Serra dos Dourados, Jaborandi II, Mandaguara, Palhinha, Paraíso, Periquito, Primavera, Santa Eliza (até a Estrada Boiadeira), São Tomé e as vias internas das vilas rurais.

Os estudos ainda estão na fase inicial, juntando documentos e definindo projetos. “Mas os recursos estaduais já estão assegurados, então podemos contar com as obras assim que a documentação estiver concluída e recebermos as autorizações necessárias. Utilizaremos mão de obra própria do município, o que vai baratear os custos, e com isso não vamos onerar os proprietários rurais”, acrescentou o prefeito Scanavaca.

A reunião desta quarta-feira contou com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-PR, Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), Sindicato Rural de Umuarama, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sociedade Rural de Umuarama.

Ainda a Cooperativa de Produtores Rurais (Cooperu), Associação Profissional do Comércio Varejista e dos Pequenos Produtores e Feirantes de Hortifrutigranjeiros de Umuarama (Aprofeuma), Associação dos Criadores de Gado Leiteiro e Entregadores de Leite de Umuarama (Apelu) e Vigilância Sanitária Municipal.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

5 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

6 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

7 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais