Paraná

Inverno castiga o Sul com sensação térmica de -29 °C e alerta de perigo do Inmet

O inverno chegou com força total no Sul do Brasil. A terça-feira (24) foi o dia mais frio do ano em Santa Catarina, com -8,16ºC registrados em Urupema, onde a sensação térmica atingiu impressionantes -29 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Paraná, o frio também fez história: General Carneiro teve -7,8°C nesta quarta-feira (25), a menor temperatura do estado em 2025 até agora, a apenas 0,1 grau do recorde histórico estadual.

Em cidades catarinenses como Bom Jardim da Serra, o frio foi tão extremo que a superfície de um lago congelou, e até a água de um chafariz se transformou em gelo. Em São Joaquim, os termômetros marcaram -6°C, suficiente para formar cristais de gelo sobre folhas e gramados, compondo cenários típicos de inverno europeu.

O fenômeno ocorre quando o ar está úmido e gelado, muitas vezes com nevoeiro, favorecendo a formação de geada forte e até congelamento de superfícies. As imagens que circularam nas redes sociais impressionaram por sua beleza e severidade climática.

Alerta de frio e risco à saúde

O Inmet emitiu alerta laranja — que indica perigo potencial à saúde — para praticamente todo o Rio Grande do Sul e o oeste catarinense. O aviso vale até as 10h de sexta-feira (27) e abrange 578 municípios. Segundo o órgão, as temperaturas devem cair mais de 5 °C em relação à média, o que pode causar hipotermia e agravar doenças respiratórias.

Também está em vigor um alerta amarelo de frio, com previsão de queda entre 3ºC e 5ºC, válido até 15h desta quarta (25), que atinge partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Chuvas e risco de desastres

Além do frio, um novo alerta laranja para chuvas intensas foi emitido para o noroeste do RS, oeste de SC e regiões sudoeste, sudeste, oeste e centro-sul do Paraná. O alerta prevê acúmulo de até 60 mm por hora, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A vigência começa às 22h desta quarta e vai até 23h59 desta quinta (26).

Recomendações de segurança

  • Evitar sair durante o mau tempo;
  • Monitorar áreas de encostas e risco de deslizamento;
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro de energia, se possível;
  • Proteger objetos em caso de alagamento, utilizando sacos plásticos;
  • Em emergências, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

O cenário extremo dos últimos dias reforça a força das massas de ar polar que avançam pelo país neste início de inverno, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população para minimizar os impactos do frio e das chuvas.

Rudson de Souza

Recent Posts

Refém de ‘Dog Dog’ relata momentos de pânico no Norte do PR: “Nasci de novo”

O empresário Adriano Donizete de Oliveira estava em casa na manhã desta sexta-feira (21), em…

11 minutos ago

Imagens de drone mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir da PCPR pelo telhado de residência

Imagens do drone da Polícia Civil do Paraná (PCPR) mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir pelo…

43 minutos ago

Estudantes de Medicina da Unipar participam de ação pelo Dia da População em Situação de Rua

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participaram, nesta quarta-feira (19), de…

58 minutos ago

Seminovo virou escolha racional e não mais segunda opção: como o mercado automotivo brasileiro mudou nos últimos três anos

O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…

1 hora ago

Inovação & Negócios: Palestrante promete compartilhar segredos para encantar clientes

Alexandre Slivnik estará em Umuarama no dia 24 de setembro para a 5ª edição do…

1 hora ago

Mulher de 38 anos que fingia ser menina de 12 anos e fez vítimas no PR é condenada por estelionato

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, foi condenada por estelionato e falsa identidade

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais