Temperatura mínima no Sítio Torradinho, de São Joaquim, chegou a 7,8ºC abaixo de zero enquanto na estação do Caminhos da Neve fez 7,6ºC negativos no amanhecer (Foto Colaboração Mycchel Legnaghi/São Joaquim OnLine)
O inverno chegou com força total no Sul do Brasil. A terça-feira (24) foi o dia mais frio do ano em Santa Catarina, com -8,16ºC registrados em Urupema, onde a sensação térmica atingiu impressionantes -29 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Paraná, o frio também fez história: General Carneiro teve -7,8°C nesta quarta-feira (25), a menor temperatura do estado em 2025 até agora, a apenas 0,1 grau do recorde histórico estadual.
Em cidades catarinenses como Bom Jardim da Serra, o frio foi tão extremo que a superfície de um lago congelou, e até a água de um chafariz se transformou em gelo. Em São Joaquim, os termômetros marcaram -6°C, suficiente para formar cristais de gelo sobre folhas e gramados, compondo cenários típicos de inverno europeu.
O fenômeno ocorre quando o ar está úmido e gelado, muitas vezes com nevoeiro, favorecendo a formação de geada forte e até congelamento de superfícies. As imagens que circularam nas redes sociais impressionaram por sua beleza e severidade climática.
O Inmet emitiu alerta laranja — que indica perigo potencial à saúde — para praticamente todo o Rio Grande do Sul e o oeste catarinense. O aviso vale até as 10h de sexta-feira (27) e abrange 578 municípios. Segundo o órgão, as temperaturas devem cair mais de 5 °C em relação à média, o que pode causar hipotermia e agravar doenças respiratórias.
Também está em vigor um alerta amarelo de frio, com previsão de queda entre 3ºC e 5ºC, válido até 15h desta quarta (25), que atinge partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Além do frio, um novo alerta laranja para chuvas intensas foi emitido para o noroeste do RS, oeste de SC e regiões sudoeste, sudeste, oeste e centro-sul do Paraná. O alerta prevê acúmulo de até 60 mm por hora, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. A vigência começa às 22h desta quarta e vai até 23h59 desta quinta (26).
O cenário extremo dos últimos dias reforça a força das massas de ar polar que avançam pelo país neste início de inverno, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população para minimizar os impactos do frio e das chuvas.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais