Saúde

12ª Regional de Saúde de Umuarama tem quase 5 mil casos de dengue confirmados

A 12ª Regional de Saúde (12ª RS) de Umuarama está com quase 5 mil casos de dengue confirmados, somente em 2025. A informação está no novo informe semanal da dengue da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). A divulgação do boletim aconteceu na terça-feira (24). No informe anterior, a 12ª RS tinha 4.822 confirmações e agora está com 4.986.

A Sesa registrou mais 2.880 casos da doença e dois óbitos no Paraná nos últimos 7 dias. Os dados do novo ano epidemiológico/2025 totalizam agora 241.800 notificações, 81.467 diagnósticos confirmados e 84 óbitos em decorrência da dengue no Estado.

Os novos óbitos ocorreram em abril, sendo duas mulheres com idades de 73 e 81 anos, ambas com comorbidades. As pacientes residiam em Jaguapitã e Rolândia na 17ª Regional de Saúde de Londrina.

No total, 398 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 377 possuem casos confirmados.

Casos de dengue nas Regionais de Saúde

A 12ª Regional de Saúde de Umuarama tinha 4.822 casos de dengue no boletim do dia 17 de junho. O número subiu para 4.986 nesta semana, ou seja, 164 casos a mais. Entre eles, há 100 casos de dengue com sinais de alerta, 3 de dengue grave e, por fim, 3 óbitos (Mariluz, Esperança Nova e São Jorge do Patrocínio).

As regionais com maiores números de casos de dengue confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (19.433); 14ª RS de Paranavaí (12.216); 15ª RS de Maringá (10.220); 19ª RS de Jacarezinho (6.573); e 12ª RS de Umuarama (4.986).

Outras arboviroses

O boletim da Sesa inclui, ainda, dados sobre casos de Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Foram confirmados 4.776 casos de Chikungunya, num total de 9.750 notificações da doença no Estado. Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registradas 113 notificações sem nenhum caso confirmado.

Febre Oropouche

Além dos casos de dengue, a Sesa publica também neste boletim os casos de Oropouche no Estado, nos municípios de Adrianópolis (110 casos autóctones) e Morretes (2 casos autóctones), além do registro de um caso no município de Arapongas importado do Espírito Santo.

O vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) é o causador da febre Oropouche. No entanto, o principal transmissor é o inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Após picar uma pessoa ou animal infectado, o vetor pode transmitir o vírus a outras pessoas.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre os casos de dengue estão neste LINK.

(Informações: OBemdito e AEN)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Ranking de Futebol Suíço de Umuarama tem 104 gols em 21 jogos na 33ª rodada

A 33ª rodada do Ranking de Futebol Suíço de Umuarama teve 21 partidas e 104…

18 minutos ago

Produtores e moradores de Umuarama sofrem com falta de luz há quase 24 horas

Produtora da Estrada Jaborandi relata dificuldades para ordenhar 25 vacas, enquanto famílias da Estrada Canelinha…

35 minutos ago

Campanha nacional de multivacinação termina nesta terça-feira

Pais e responsáveis ainda podem procurar uma unidade de saúde para atualizar a vacinação de…

45 minutos ago

Unipar promove imersão universitária para alunos do Ensino Médio em Umuarama

A Universidade Paranaense (Unipar) realiza entre setembro e outubro novas edições da Unipar Experience (UPXP)…

1 hora ago

Motociclista sofre fratura exposta após bater em táxi em cruzamento no Centro de Umuarama

Jovem de 20 anos foi lançado ao chão após colisão na traseira de um Toyota…

2 horas ago

Homem mata ex, fere adolescente e tira a própria vida em Jandaia do Sul

Glaucia Pinheiro Martins de Oliveira, de 33 anos, tinha medida protetiva contra Cristiano Aparecido de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais