Famílias acolhedoras de Umuarama oferecem cuidado temporário a crianças em situação de risco, com apoio da Secretaria de Assistência Social (Foto freepik)
No dia 17 de junho é celebrado em todo o mundo o Dia do Acolhimento Familiar, data dedicada a valorizar uma das formas mais humanas e transformadoras de proteção social: a de abrir as portas de casa e do coração para crianças e adolescentes que precisam temporariamente de um novo lar.
Em Umuarama, a iniciativa é desenvolvida com responsabilidade e compromisso pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do serviço de acolhimento realizado com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Em vez de instituições, os jovens em situação de risco passam a viver em lares provisórios que oferecem segurança, cuidado e afeto enquanto esperam a reintegração à família de origem ou a adoção definitiva.
“Cada família acolhedora representa um elo fundamental de esperança”, afirma a equipe técnica do município. “É um trabalho silencioso, mas poderoso. Enquanto garantem um ambiente estruturado, essas famílias ajudam a preservar o direito fundamental de crescer com dignidade.”
As famílias passam por processo de seleção, capacitação e acompanhamento contínuo, garantindo que o acolhimento seja feito com o devido preparo. E o impacto é mútuo: transforma a vida de quem é acolhido, mas também de quem acolhe.
Interessados em participar do programa ou obter mais informações podem procurar o Creas ou a Secretaria de Assistência Social de Umuarama.
OBemdito com informações da assessoria
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais