Foto: Ana Tigrinho/AEN
Uma frente fria avançou sobre o Paraná na madrugada desta segunda-feira (23), provocando mudanças bruscas no tempo em diversas regiões do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelo, sinalizando possibilidade de geada e chuvas intensas. Os avisos valem para várias regiões do estado, incluindo Umuarama e região.
A mudança climática começou com queda nas temperaturas já nas primeiras horas da manhã, acompanhada de aumento na nebulosidade. De acordo com o Inmet, ao longo do dia existe a possibilidade de chuvas com intensidade variada.
O primeiro alerta do Inmet trata das chuvas intensas. Ele começou a valer às 10h e segue até às 21h desta segunda-feira (23). A previsão indica acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar até 50 milímetros ao longo do dia.
Além disso, também há previsão de ventos fortes, que devem variar entre 40 e 60 km/h. As condições climáticas podem gerar transtornos como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
O segundo alerta amarelo emitido pelo Inmet se refere à possibilidade de geada. O fenômeno deve ocorrer entre 0h e 7h desta terça-feira (24). A previsão aponta temperatura mínima de 3ºC. O aviso abrange áreas do Paraná, além de partes do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Apesar de classificado como de “perigo potencial”, o alerta destaca risco apenas de perdas leves para a agricultura.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Umuarama deve enfrentar geada na manhã desta terça-feira (24), com mínima de 3ºC registrada a partir das 7h. A máxima não deve ultrapassar os 11ºC. O céu permanece claro, sem previsão de chuvas ao longo do dia.
Já na quarta-feira (25), a situação muda: há possibilidade de pancadas de chuva, com temperaturas oscilando entre mínima de 4ºC e máxima de 16ºC. O tempo chuvoso deve se estender até sexta-feira (27), com máximas que não devem passar dos 21ºC, mantendo o clima frio e úmido na região.
Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Esses canais estão disponíveis para atender ocorrências relacionadas a alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, bem como qualquer outro tipo de incidente provocado pelas condições climáticas adversas.
Leia também Vendaval com rajadas de até 93,9 km/h atinge nove cidades do Paraná
A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…
Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…
A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na tarde desta quinta-feira (20), dentro…
A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 37 anos por violência doméstica e…
Empresários e profissionais de Umuarama e região terão, em setembro, uma nova oportunidade para discutir…
Este site utiliza cookies
Saiba mais