Foto: Ana Tigrinho/AEN
Uma frente fria avançou sobre o Paraná na madrugada desta segunda-feira (23), provocando mudanças bruscas no tempo em diversas regiões do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelo, sinalizando possibilidade de geada e chuvas intensas. Os avisos valem para várias regiões do estado, incluindo Umuarama e região.
A mudança climática começou com queda nas temperaturas já nas primeiras horas da manhã, acompanhada de aumento na nebulosidade. De acordo com o Inmet, ao longo do dia existe a possibilidade de chuvas com intensidade variada.
O primeiro alerta do Inmet trata das chuvas intensas. Ele começou a valer às 10h e segue até às 21h desta segunda-feira (23). A previsão indica acumulados entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar até 50 milímetros ao longo do dia.
Além disso, também há previsão de ventos fortes, que devem variar entre 40 e 60 km/h. As condições climáticas podem gerar transtornos como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
O segundo alerta amarelo emitido pelo Inmet se refere à possibilidade de geada. O fenômeno deve ocorrer entre 0h e 7h desta terça-feira (24). A previsão aponta temperatura mínima de 3ºC. O aviso abrange áreas do Paraná, além de partes do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Apesar de classificado como de “perigo potencial”, o alerta destaca risco apenas de perdas leves para a agricultura.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Umuarama deve enfrentar geada na manhã desta terça-feira (24), com mínima de 3ºC registrada a partir das 7h. A máxima não deve ultrapassar os 11ºC. O céu permanece claro, sem previsão de chuvas ao longo do dia.
Já na quarta-feira (25), a situação muda: há possibilidade de pancadas de chuva, com temperaturas oscilando entre mínima de 4ºC e máxima de 16ºC. O tempo chuvoso deve se estender até sexta-feira (27), com máximas que não devem passar dos 21ºC, mantendo o clima frio e úmido na região.
Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Esses canais estão disponíveis para atender ocorrências relacionadas a alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, bem como qualquer outro tipo de incidente provocado pelas condições climáticas adversas.
Leia também Vendaval com rajadas de até 93,9 km/h atinge nove cidades do Paraná
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais