Foto: Seju
O Governo do Estado autorizou a abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 589 agentes socioeducativos. Os novos servidores vão atuar nas 28 unidades de atendimento de adolescentes em conflito com a lei instaladas em 16 municípios do Paraná. Uma das unidades do Cense (Centro Socioeducação) fica em Umuarama.
A medida atende a uma necessidade temporária e de interesse público para recomposição do quadro de pessoal. A expectativa do Governo do Paraná é de que o edital seja publicado em julho. O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge, ressalta que além do trabalho diretamente feito com os jovens, o atendimento das famílias também vai melhorar com a chegada de mais agentes.
“A contratação desses servidores vai permitir que o trabalho de reintegração social ganhe qualidade. Isso porque, mais do que receber os adolescentes em conflito com a lei, nós queremos reforçar as atividades de escolarização, a qualificação profissional e também a oferta de esporte e cultura nas unidades. A intenção é que eles não fiquem ociosos, mas ganhem novos propósitos de vida”, disse Valdemar.
De acordo com o Coordenador de Gestão do Sistema Socioeducativo, Alex Sandro da Silva, a contratação trará um ganho enorme para a rotina diária dos adolescentes. “Esperamos que com a entrada desses agentes tenhamos uma ampliação da qualificação do atendimento. E também com o cuidado dessa população que está privada de liberdade”, ressaltou.
Segundo Silva, hoje o quadro de agentes socioeducativos conta com 754 homens e 103 mulheres. “A atuação é pautada no atendimento humanizado e na garantia de direitos. Primamos pela segurança de todas as pessoas que estão nesses espaços de privação de liberdade”, completou.
Atualmente o Paraná atende 507 adolescentes entre 12 e 21 anos de idade em conflito com a lei nas 28 unidades (são 19 centros de socioeducação e nove casas de semiliberdade). Os contratos de agentes socioeducativos terão duração de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Entre os objetivos do processo de ressocialização de adolescentes estão o fortalecimento de vínculos familiares e o incentivo aos estudos. Além disso, o atendimento deve contemplar as práticas esportivas e culturais e o estímulo à qualificação profissional.
(Informações: OBemdito e AEN)
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada
Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)
Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos
Este site utiliza cookies
Saiba mais