Foto: Arqueivo Pessoal
Terceira mulher a ocupar o cargo de presidente da ACIU (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), a empresária Carla Regina Moreira Frasquette é integrante do Comitê Mulher do Sicoob Arenito. Sua posse reforça a importância do protagonismo das mulheres no cooperativismo financeiro e incentiva a participação de mais empreendedoras na gestão de negócios de sucesso.
Exemplo de determinação e habilidade em administração, Carla compartilha suas ideias e metodologias em palestras e treinamentos que oferece como coach, sendo sempre um incentivo para que mais mulheres tenham conhecimento para empreender com maiores habilidades e autonomia financeira, com maior confiança em si mesmas.
“Quem se prepara, estuda e busca uma rede de apoio, como o Comitê Mulher Sicoob, terá mais garantias de oportunidades de encontrar o sucesso em seus negócios e em suas vidas pessoais, a partir de capacitações e conexões com outras mulheres”, assinala Carla.
Ela explica que entre os objetivos do Comitê Mulher Sicoob está a criação de projetos que ofereçam apoio para despertar nas mulheres a determinação de se posicionarem como líderes, trabalhando o associativismo, que desperta o desenvolvimento econômico e social de uma cidade. “Reconhecemos a força do nosso associativismo, que já nos permitiu propor diversas ideias e aprovar importantes projetos junto à diretoria do Sicoob Arenito”, conta.
Carla observa que o Comitê Mulher do Sicoob Arenito ainda é jovem (com menos de um ano de atividade), porém, as cooperadas são muito conectadas e determinadas. “Há pouco mais de um ano conheci o Comitê Sicoob Mulher de Maringá e comentei com o superintendente Fábio Viar. Em pouco tempo a diretoria decidiu criar a divisão em Umuarama e eu tive a honra de ser convidada, e prontamente aceitei. Nosso objetivo é sempre trazer mais e mais empresárias para que tragam suas ideias e contribuições para que nosso Comitê seja cada vez mais forte”, afirma.
Formada em jornalismo pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), o caminho do empreendedorismo apresentou-se à Carla Frasquette de forma desafiadora. “O maior desafio foi me deparar com um cenário totalmente novo daquele para o qual eu havia me preparado e a inexperiência foi um grande obstáculo. Apesar de ter nascido em uma família de comerciantes, de empresários e ter crescido ouvindo meus pais falando sobre os processos e os desafios do mercado, sobre concorrência, tributação e equipe, precisei estudar muito, gestão financeira e de pessoas, análise comportamental e de mercado”, conta.
Em 1995 Carla assumiu um cargo de gestão em uma das empresas da família, onde permaneceu por 10 anos trabalhando com os pais e empreendendo em outros setores, até surgir a oportunidade de empreender na atividade hoteleira em 2005 (ela é proprietária do Roma’s Hotel). “Me identifiquei com o ramo hoteleiro e tive apoio de meus pais para este novo desafio. Creio que o empreendedorismo estava em meu DNA”, observa.
Para Carla, ser presidente da ACIU é mais do que uma responsabilidade: é um compromisso com o desenvolvimento empresarial e social da cidade. “Assumir essa posição representa a confiança depositada em mim para liderar, inovar e fortalecer os laços entre os empreendedores que fazem a diferença na nossa comunidade. Minha motivação vem da certeza de que, juntos, podemos impulsionar o crescimento, fomentar novas oportunidades e construir um ambiente empresarial mais próspero e sustentável”, declara.
A empresária analisa que as mulheres ainda enfrentam dificuldades na gestão de seus negócios, como o acesso ao crédito, a desigualdade salarial, a sobrecarga de trabalho e o conflito entre trabalho e vida pessoal. Porém, ela recomenda para que elas acreditem em seu potencial e busquem uma rede de apoio, como o Comitê Mulher do Sicoob Arenito. “Buscar conhecimento é fundamental, além de ter um bom planejamento, ser resiliente e valorizar seu diferencial e cuidar do equilíbrio. Juntando forças, tudo fica mais fácil”, aconselha.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais